KDE Plasma 6 agora permite tocar para clicar por padrão

KDE pede sugestões do que deve ser feito com o desktop nos próximos 3 anos
KDE Plasma Wayland tem novas correções importantes e melhorias contínuas para o Plasma 6

Na semana passada, o KDE Plasma 6 fez a alteração padrão de clique único para clique duplo para abrir arquivos/pastas, enquanto esta semana traz outra mudança notável nas configurações padrão da área de trabalho. O toque para clicar está finalmente habilitado por padrão. Sendo assim, o KDE Plasma 6 agora permite tocar para clicar por padrão.

Os desenvolvedores do KDE decidiram seguir em frente e ativar o comportamento toque para clicar por padrão para touchpads de laptop. A justificativa para essa mudança foi que algumas distribuições Linux já habilitam por padrão, o Microsoft Windows habilita tocar para clicar e tocar para arrastar por padrão, clicar fisicamente requer força física repetida que pode distender lesões ou agravar a síndrome do túnel do carpo, clicar desgasta fisicamente o touchpad e o clique físico pode ser barulhento.

KDE Plasma 6 agora permite tocar para clicar por padrão

Portanto, esta semana, o toque para clicar agora está habilitado por padrão para o Plasma 6. O grande desenvolvedor do KDE, Nate Graham, publicou seu resumo semanal de desenvolvimento, onde destaca as muitas mudanças do KDE que ocorreram durante a semana.

Além do toque para clicar por padrão, algumas das outras mudanças para esta semana no terreno de desenvolvimento do Plasma 6 incluem:

  • Na sessão do Plasma Wayland, o texto copiado de um aplicativo XWayland agora permanecerá na área de transferência após o fechamento do aplicativo.
  • Na caixa de diálogo da sessão do Plasma Wayland, as janelas com janelas pai configuradas para funcionar em vários desktops virtuais agora sempre aparecerão no desktop virtual atual.
  • A janela de configurações do sistema KDE agora se ajustará melhor às resoluções de 1366 x 768.
  • A página Impressoras de configurações do sistema foi reescrita em QML.
  • Suporte para mostrar miniaturas em formato de arquivo 3MF do conteúdo do modelo 3D.
  • Iniciar uma sessão do Plasma Wayland no VirtualBox agora é mais confiável com o Plasma 6.0.
  • Várias correções de bugs.
  • Os ícones na visualização de itens do Dolphin agora parecem melhores e mais suaves ao usar um fator de escala fracionário;
  • Outras melhorias na interface do usuário;
  • No Dolphin, agora você pode clicar com o botão do meio em um arquivo para abri-lo no primeiro aplicativo da lista expandida “Abrir com”, em vez do aplicativo padrão para seu tipo de arquivo;
  • .3mfos arquivos agora exibem miniaturas mostrando o conteúdo do modelo 3D;
  • Mais uma vez corrigida a capacidade de monitorar GPUs NVIDIA usando o System Monitor, desta vez melhorando a compatibilidade com configurações multi-GPU;
  • O tempo que você configura seu sistema para escurecer a tela agora é respeitado, em vez de a tela escurecer na metade desse tempo;
  • Confiabilidade aprimorada com arquivos com link simbólico ou físico em compartilhamentos Samba abertos com aplicativos KDE usando KIO.

Outras informações de interesse relacionadas a bugs:

4 bugs de Plasma de prioridade muito alta (abaixo dos 5 da semana passada).
57 bugs de Plasma de 15 minutos (abaixo dos 59 da semana passada).
90 bugs do KDE de todos os tipos corrigidos esta semana.

Automação e Sistematização

Koko agora produz pacotes Flatpak com cada alteração de commit e Merge Request através de seu sistema CI.

Mais detalhes no blog do Nate.