KDE Plasma 6 atingiu o ponto de ser "razoavelmente habitável"

Desenvolvedores do KDE corrigem cinco travamentos no plasma
KDE Plasma Wayland tem novas correções importantes e melhorias contínuas para o Plasma 6

Após o resumo de desenvolvimento semanal do KDE de ontem, o proeminente desenvolvedor do KDE, Nate Graham, publicou uma atualização sobre o estado atual do KDE Plasma 6, juntamente com quando podemos ver o Plasma 6.0 realmente lançado. Assim, o KDE Plasma 6 atingiu o ponto de ser “razoavelmente habitável”.

Nate Graham acredita que o Plasma 6 agora é “razoavelmente habitável” e recomenda que os desenvolvedores do KDE e usuários avançados e entusiastas comecem a experimentá-lo a partir do estado atual de desenvolvimento mestre do Git. Ele caracterizou o Plasma 6 como:

Basicamente, tudo no Plasma compila com o Qt 6 e, neste ponto, o Plasma 6 é razoavelmente habitável. dos EUA para a Europa, com meu único computador executando o Plasma 6 no estado “atual git master”, com solicitações de mesclagem de trabalho em andamento aplicadas! Sua estabilidade tem sido boa o suficiente para não me causar apreensão e, de fato, tem sido totalmente bem em cada viagem.Então, sério, se você é um desenvolvedor do KDE ou um usuário aventureiro, comece a viver no Plasma 6! Pule direto, a água está boa. 🙂

O KDE Plasma 6 atingiu o ponto de ser “razoavelmente habitável”

KDE Plasma 6 atingiu o ponto de ser "razoavelmente habitável"

Ele passou a escrever mais sobre as atividades de desenvolvimento atuais em torno do Plasma 6. Ele também compartilhou suas crenças pessoais sobre o cronograma de lançamento do Plasma 6.0, embora nenhum cronograma de lançamento oficial ainda não tenha sido determinado. A crença de Nate é que o Plasma 6.0 provavelmente estará pronto para lançamento entre dezembro e março.

Se ainda não chegamos onde estamos?

No momento, o trabalho mais ativo está na etapa 3 de manutenção do código. As tarefas já concluídas incluem uma reformulação da API para widgets do Plasma , que afeta basicamente tudo. Este projeto torna mais fácil escrever widgets do Plasma 6 que funcionem corretamente usando componentes padrão. Assim, nos permite adicionar recursos futuros à estrutura básica do widget de uma forma que todos os widgets serão gratuitos.

Menos duplicação de código

Em seguida, estamos transferindo a maioria das unidades PlasmaCore e PlasmaExtras, componentes de tema de cores e elementos de interface do usuário para suas contrapartes Kirigami . Isso é importante, pois nos permite remover uma tonelada de código que está atualmente duplicado no Plasma e Kirigami com apenas diferenças mínimas. Seremos capazes de usar as coisas do Kirigami em qualquer lugar e trabalhar com o objetivo de ter apenas um conjunto de componentes de interface do usuário baseados em QtQuick. Este é um grande negócio! Mais reutilização de código significa mais atenção em menos código, resultando em melhor qualidade e desenvolvimento mais rápido.

Veja mais sobre o estado atual de desenvolvimento do Plasma 6 no blog do Nate .

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile