KDE Plasma 6 pode sincronizar o teclado retroiluminado RGB com a cor de destaque do seu ambiente de trabalho

KDE pede sugestões do que deve ser feito com o desktop nos próximos 3 anos
KDE Plasma Wayland tem novas correções importantes e melhorias contínuas para o Plasma 6

O ambiente de desktop KDE Plasma 6 pode sincronizar o teclado retroiluminado RGB com a cor de destaque do seu ambiente de trabalho. Os desenvolvedores do KDE tiveram mais uma semana ocupada trabalhando em correções para o Plasma 6.0 enquanto simultaneamente preparavam novos recursos para o Plasma 6.1.

O desenvolvedor do KDE, Nate Graham, está com sua habitual recapitulação semanal para resumir todas as atividades de desenvolvimento interessantes que ocorrem no mundo do KDE.

“Durante anos, o KWin ofereceu manipulação de atalhos somente para modificadores por meio de um método obscuro e não documentado de edição do arquivo. Bem, não mais: no Plasma 6.1, os seletores de atalhos do KDE aceitarão teclas modificadoras solitárias nativamente! Isso torna muito mais fácil, por exemplo, revincular o que a chave Meta faz: agora você pode facilmente abri-la Visão geral, KRunner ou qualquer outra coisa simplesmente atribuindo-a diretamente a essa outra coisa. Esse trabalho exigiu um reencanamento caro em toda a pilha de software do KDE e foi realizado por Yifan Zhu, fechando vários tickets do Bugzilla no processo — alguns bastante antigos. Muito obrigado, Yifan! (Link 1link 2link 3link 4link 5 e link 6kwinrc)”

KDE Plasma 6 pode sincronizar o teclado retroiluminado RGB com a cor de destaque do seu ambiente de trabalho. Alguns dos destaques desta semana incluem:

KDE Plasma 6 pode sincronizar o teclado retroiluminado RGB com a cor de destaque do seu ambiente de trabalho
  • O Plasma 6.1 traz a capacidade de os selecionadores de atalhos do KDE aceitarem teclas modificadoras solitárias nativamente para manipulação de atalhos somente modificador. Anteriormente, o manuseio de atalho somente modificador tinha que ser feito através da edição do arquivo kwinrc diretamente para reatribuir a função da tecla Meta, por exemplo.
  • A Spectacle restaurou seu suporte de ferramentas de cultivo.
  • Descubra agora permite atualizar manualmente Snaps, se desejado.
  • Melhorias para o leitor de música Elisa.
  • Várias correções de falhas para o Plasma 6.
  • O Plasma 6.1 corrigirá algumas falhas visuais que podem acontecer no Wayland ao redimensionar certos tipos de janelas que se abrem em um estado maximizado.
  • O Spectacle agora pode tirar capturas de tela mais rapidamente quando usado fora do Plasma e do KWin no X11.
  • Os widgets de relógio digital e calendário do Plasma 6.1 agora estão mais robustos.
  • Para teclados com retroiluminação RGB, o Plasma agora pode manter a cor da luz de fundo em sincronia com a cor de destaque ativa.

Mais detalhes sobre este trabalho do KDE para a semana através do blog do Nate.