O mais emocionante desta semana no espaço do KDE foi ver o KWin obter suporte para a implementação do NVIDIA EGLStreams para Wayland com este driver gráfico proprietário. Além do suporte ao EGLStreams KWin, também foram encontradas muitas correções e outras melhorias no pouso da estação de trabalho nesta semana.
Outros trabalhos do KDE na semana passada incluem várias melhorias nas configurações do sistema, resolvendo um caso comum de falha no Plasma, uma revisão na página de configurações do SDDM e outras correções.
Back-end EGLStreams do KDE
Foi, sem dúvida, a maior surpresa de todas. No final do ano passado, foi compartilhado que a NVIDIA estava desenvolvendo um back-end de EGLStream para o KWin, similar aos esforços em obter suporte a EGLStreams no compositor de Mutter do GNOME. No final de janeiro o KWin com EGLStreams entrou em revisão. Após meses de revisão, o back-end foi fundido ao KWin Git.
O back-end chegando a pouco menos de mil linhas de código foi no mainline KWin Git para o que fará parte do KDE Plasma 5.16. Esse suporte requer uma versão recente do driver gráfico proprietário da NVIDIA e também ter a variável de ambiente KWIN_DRM_USE_EGL_STREAMS = 1 definida para ativar esse back-end em tempo de execução. Existem alguns bugs descobertos com o driver da NVIDIA e esperamos que sejam resolvidos antes que o Plasma 5.16 seja enviado.
A programação atual do Plasma exige que a versão 5.16.0 ocorra em 11 de junho, enquanto a versão beta virá em 16 de maio.
Outras mudanças
Correções de bugs e melhorias de desempenho
- As páginas de Configurações do sistema escritas em QML que são abertas autônomas agora têm a altura correta da janela por padrão. Isso corrige as páginas Fontes, Comportamento da Área de Trabalho, Mouse, Touchpad e Iniciar Feedback:
- Corrigida uma falha comum no Plasma;
- Kate e outros editores com abas usando a estrutura do KTextEditor não exibem mais a temida caixa de diálogo “atalho ambíguo” ao alternar as abas com os atalhos de teclado ctrl +page up/page down;
- A conversão do consumo de combustível no KRunner agora produz os resultados corretos;
- Corrigida uma regressão no dolphin que estava impedindo que o botão “Create New” fosse adicionado à barra de ferramentas;
- Os telefones celulares conectados ao seu computador não exibem mais dois itens idênticos “Abrir com Gerenciador de Arquivos” no Notificador de Dispositivos:
Melhorias na interface do usuário
- Agora é possível substituir um widget por um alternativo quando estiver no modo de edição do painel:
- Discover agora permite que você force a saída;
- A página Configurações do Sistema da Tela de Login (SDDM) recebeu uma revisão visual:
- Não é mais necessário marcar a caixa de seleção “Force Rasterization” nas configurações de impressão do Okular para ativar as opções de dimensionamento de página.
Estas e outras informações estão neste resumo publicado pelo desenvolvedor do KDE, Nate Graham.