Como é costume, em todos os finais de semana o desenvolvedor Nate Grahan as últimas informações sobre os trabalhos realizados em torno do ambiente KDE Plasma. E desta vez, ele informa que a equipe do KDE se concentra no desenvolvimento do Plasma 5.20, uma vez que o 5.19 acabou de estrear na semana que passou. Portanto, começam a chegar os primeiros recursos que evem fazer parte do KDE plasma 5.20.
Muitas correções aplicadas devem fazer parte em breve doa versão 5.19 que acabou de estrear. Tudo deve fazer parte de uma futura versão do KDE Plasma 5.19.1. Em seu blog, Graham mencionou algumas questões interessantes que virão no ambiente gráfico Plasma 5.20. Uma delas é uma nova maneira de exibir informações expandidas na bandeja do sistema.
KDE se concentra no desenvolvimento Plasma 5.20
- Agora é possível configurar independentemente o tamanho do arquivo de corte para mostrar as visualizações de arquivos locais e remotas no Dolphin (Dolphin 20.08.0).
- Agora você pode empilhar uma janela em um canto se usarmos dois atalhos de teclado, um atrás do outro. Por exemplo, META + Esquerda e imediatamente após META + Acima colocá-lo na borda superior esquerda (Plasma 5.20.0).
- Você pode clicar no centro do ícone de notificações na bandeja do sistema para entrar e sair do modo Não perturbe (Plasma 5.20).
Correções de erros e melhorias de desempenho e interface
- As ferramentas de desenho na barra de ferramentas do modo de apresentação do Okular não ficam mais embaçadas ao usar uma exibição de alto DPI (Okular 1.10.3).
- A janela principal do Yakuake não aparece mais abaixo de um painel superior em Wayland (Yakuake 20.08.0).
- Corrigido um erro que poderia impedir a abertura do Yakuake ao usar uma configuração de monitor duplo com um único painel vertical em uma borda da tela perto do centro de toda a área de trabalho (Yakuake 20.08.0).
- O menu “Abrir Recente” do Kate agora exibe documentos abertos no Kate a partir da linha de comando e de outras fontes, não apenas aqueles que são abertos usando a caixa de diálogo de arquivo (Kate 20.08.0).
- As redes Wi-Fi desconectadas agora exibem o tipo correto de segurança (Plasma 5.19.1).
- As informações da dica de ferramenta do miniaplicativo da bandeja do sistema Bluetooth não exibem mais o nome do dispositivo errado (Plasma 5.19.1).
- Corrigido um erro que causava alto uso da CPU ao rolar pela lista de regras na nova janela Preferências do sistema de regras (Plasma 5.19.1).
- As linhas no pop-up da bandeja do sistema agora estão centralizadas verticalmente corretamente (Plasma 5.19.1).
- Clicar com o botão direito do mouse nos aplicativos fixados para executar as opções específicas do aplicativo (por exemplo, para abrir uma janela de navegação privada no Firefox ou Chrome) agora funciona corretamente quando a ação inclui argumentos de linha de comando (Plasma 5.19 .1).
- Ao procurar um aplicativo no Iniciador de aplicativos de inicialização e clicar com o botão direito do mouse no resultado da pesquisa, o item de menu “Editar aplicativo …” agora funciona (Plasma 5.19.1).
- Vários aplicativos cujos arquivos .desktop especificam o ícone como um caminho completo para um arquivo SVG agora exibem esses ícones corretamente nos lançadores Kicker, Kickoff e Application Dashboard (Plasma 5.19.1).
- O banco de dados de atividades agora possui mecanismos automáticos de backup e reparo, o que deve reduzir (se não excluir) a aparência de favoritos e itens recentes que estão corrompidos ou esquecidos (Plasma 5.20.0).
Mais novidades
- Documentos recentes acessados em atividades privadas não são mais visíveis nos resultados de pesquisa do KRunner acessados de outras atividades (Plasma 5.20.0).
- Resolve um problema que impede que a nova aparência do cabeçalho funcione corretamente ao usar o Breeze Dark Plasma Theme (Frameworks 5.71).
- O conteúdo não pode mais exceder os itens da grade nas novas janelas “Get New [Article]” (Frameworks 5.72).
- Ao usar um esquema de cores escuras, as novas janelas “Get New [Item]” não mostram mais quadrados brancos no centro de cada item da grade antes do carregamento da imagem de visualização (Frameworks 5.72).
- O indexador de arquivos Baloo não omite mais os nomes de arquivos de indexação com um tipo MIME na lista negra (ou seja, aqueles cujo conteúdo não é útil para indexação). Agora ele sempre indexará os nomes dos arquivos, mas apenas indexará o conteúdo completo dos arquivos cujo conteúdo faz sentido indexar. Em geral, isso deve melhorar ao procurar arquivos, mas dificilmente usa mais recursos no processo (Frameworks 5.72).
- As camadas de plasma foram alteradas para substituir o gerenciador de tarefas por um outro somente de ícones, com alguns aplicativos anexados a ele por padrão em um painel mais espesso (Plasma 5.20.0).
- Agora a espessura do painel é mais fácil de ajustar. Assim, a caixa de texto pode ser usada para inserir um número ou ajustar com os botões mais ou menos, mantendo o sistema que já estava disponível (Plasma 5.20. 0).
- A visualização expandida de itens ocultos na bandeja do sistema agora usa uma grade em vez de uma lista. De acordo com o desenvolvedor, Nate Graham, também foi modificado para que mais fácil de usar em sistemas de toque (Plasma 5.20.0).
- Os trocadores de tarefas ou comutadores agora têm sombras no Wayland (Frameworks 5.72).
Quando tudo isso virá
Lembramos que, para aproveitar tudo o que é mencionado aqui, assim que disponível, precisamos adicionar o repositório do KDE Backports. Da mesma forma, pode usar um sistema operacional com repositórios especiais, como o KDE neon.