Depois de lançar a série de kernel Linux 4.19, o renomado desenvolvedor de kernel Greg Kroah-Hartman está de volta. Ele anunciou a disponibilidade de uma atualização do kernel 4.19 do Linux. A série de kernel do Linux 4.19 é a mais avançada disponível no momento. Portanto, confira aqui que o Kernel 4.19 recebe atualização.
A atualização do kernel
O kernel Linux 4.19.1 está pronto como estável no site da kernel.org. Portanto, ele agora está pronto para ser adotado pela maioria dos fornecedores de sistemas operacionais baseados em Linux.
Esta é uma atualização moderada que altera um total de 43 arquivos, com 199 inserções e 122 exclusões. O kernel Linux 4.19.1 é recomendado para todos os usuários que queiram rodar as mais avançadas séries de kernel LTS (Long Term Supported). Portanto, sugerimos instalá-lo assim que estiver disponível nos repositórios estáveis.
Todos os usuários da série do kernel 4.19 devem atualizar. A árvore git 4.19.y atualizada está em: git://git.kernel.org/pub/scm/linux/kernel/git/stable/linux-stable.git linux-4.19.y e pode ser acessada no navegador pelo site kernel.org: http://git.kernel.org/?p=linux/kernel/git /stable/linux-stable.git;a=summary, disse Greg Kroah-Hartman.
Linux 4.19 é a próxima série de kernel LTS
Como o próprio Greg Kroah-Hartman confirmou para o projeto LTSI da Linux Foundation há algum tempo, o Linux 4.19 é a próxima série de kernel LTS (Long Term Support). Então, isso significa que ele deve ser mantido pelos próximos anos. Como tal, é recomendado adotar a série de kernel do Linux 4.19 para sua distribuição GNU/Linux a longo prazo.
Lembramos que o kernel Linux 4.19 foi lançado no mês passado, em 22 de outubro de 2018. Ele possui:
- Suporte para o protocolo sem fio Wi-Fi 6 (802.11ax);
- Nova interface assíncrona;
- Novo controle de latência;
- Novo sistema de arquivos experimental chamado EROFS (Enhanced Read-Only File System);
- e vários drivers updatd para melhor suporte de hardware.
Em termos de segurança, o kernel Linux 4.19 adiciona:
- mitigações para as vulnerabilidades L1 Terminal Fault (L1FT) e SpectreRSB em hardware x86;
- proteção KPTI (isolamento de tabela de páginas kernel) para sistemas x86-32;
- uma nova técnica de mitigação Varter 2 padrão chamada Enhanced IBRS para processadores Intel;
- bem como atenuações do Specter Variant 2 para processadores IBM PowerPC.
Como baixar o novo kernel
Em primeiro lugar, você pode fazer o download do kernel do Linux 4.19.1 agora no kernel.org. Caso contrário, recomendamos aguardar que o mantenedor da sua distribuição GNU/Linux atualize os pacotes do kernel para a versão 4.19 nos repositórios estáveis. Além disso, pode instalar o programa Ukuu para sempre ter a última versão disponível.
Da mesma forma, para mais detalhes sobre o kernel 4.19.1, confira o anúncio da lista de discussão .