Agora é oficial. A série de kernel Linux 5.4 foi marcada hoje como sendo de “longo prazo” no site kernel.org. Portanto, ela passa a ser uma versão oficial do LTS (Long-Term Support), que receberá atualizações de manutenção pelos próximos dois anos. Lançado em 24 de novembro de 2019, o Linux kernel 5.4 agora é uma versão oficial LTS com suporte até final de 2021..
É um ótimo lançamento que apresenta:
- um recurso de bloqueio do kernel;
- suporte inicial ao sistema de arquivos exFAT da Microsoft;
- um novo sistema de arquivos leve e somente leitura chamado EROFS;
- suporte para novas GPUs e APUs da AMD;
- como como Navi 12 e 14 GPUs;
- Arcturus GPUs e Renoir APUs;
- Ele também adiciona suporte às GPUs Intel Tiger Lake.
Outros recursos dignos de nota da série de kernel Linux 5.4 incluem:
- o driver virtio-fs para compartilhar sistemas de arquivos entre o host e as máquinas virtuais;
- suporte para SoCs Qualcomm Snapdragon 855;
- suporte de namespace para símbolos do kernel;
- dm-clone para clonagem live de dispositivos de bloco;
- fs -verity para detectar modificações de arquivos;
- e gerenciamento aprimorado de memória de aplicativos no Android.
Kernel 5.4 agora é uma versão oficial LTS com suporte até final de 2021
Com o lançamento da atualização de manutenção do Linux 5.4.18 em 5 de fevereiro de 2020, o status do kernel do Linux 5.4 foi alterado de “estável” para “a longo prazo” no site kernel.org. Isso significa que agora é um kernel oficial LTS e receberá atualizações e importantes correções de erros pelos próximos dois anos.
Este é o primeiro kernel do Linux 5.x a se tornar LTS (Long-Term Support). Até agora, o kernel Linux LTS mais avançado e recomendado era o 4.19 para a maioria das distribuições GNU/Linux.
O renomado mantenedor do kernel Greg Kroah-Hartman revelou em agosto de 2019 que o próximo kernel LTS seria o “último lançamento” do kernel do ano. Porém, só agora é marcado como LTS porque o kernel 5.5 do Linux ainda estava em desenvolvimento.
Se você ainda estiver usando a série LTS do kernel Linux 4.19 na sua distribuição GNU/Linux, é recomendável atualizar para o kernel 5.4 LTS do Linux até dezembro de 2020. O Linux 5.4 LTS será suportado até dezembro de 2021.
Fonte: 9to5 Linux