Após um período de desenvolvimento e efetiva utilização, chegou a hora de dizer adeus à série de kernel Linux 5.16, que agora está marcada como fim de vida (EOL) no site kernel.org. Isso significa que não receberá mais atualizações. Sendo assim, os usuários devem atualizar o quanto antes para a versão do kernel Linux 5.17.
Lançado há pouco mais de três meses, o kernel Linux 5.16 trouxe recursos importantes como:
- a chamada de sistema do kernel do Collabora
futex_waitv()
que aumenta sua experiência de jogo ao jogar jogos nativos do Linux e jogos do Windows via Wine; - compactação Zstd (Zstandard) atualizada;
- um novo tipo de evento fanotify para sistema de arquivos relatórios de saúde;
- bem como suporte ao Raspberry Pi Compute Module 4 (CM4).
Kernel Linux 5.16 chega ao fim da vida útil
Então, desde 13 de abril de 2022, o kernel Linux 5.16 está marcado como EOL (fim da vida útil). Sendo assim, não receberá mais atualizações de segurança. É o que informa o desenvolvedor do kernel Greg Kroah-Hartman. Do mesmo modo, ele lançou a última atualização de manutenção na série, Linux 5.16.20.“Observe que esta é a ÚLTIMA versão do kernel 5.16.y. Agora é fim de vida. Por favor, mude para a filial 5.17.y neste momento”, disse Greg Kroah-Hartman em um anúncio na lista de discussão.
Atualize o kernel
Como tal, se você estiver usando uma distribuição GNU/Linux alimentada pela série de kernel Linux 5.16 e planeja usá-la em um futuro próximo, você deve atualizar para a atualização de manutenção atual do Linux 5.16.20 ou considerar a atualização para o kernel Linux 5.17 o mais rápido possível.
Embora apresente muitos novos recursos e melhorias, infelizmente, o kernel Linux 5.17 também não é uma série LTS (Long-Term Support), o que significa que provavelmente chegará ao fim da vida útil nos próximos meses, por volta do final de junho de 2022.
No entanto, até lá, o kernel Linux 5.18 será lançado com ainda mais novos recursos e aprimoramentos. Porém, a versão final do Linux 5.18 está prevista para o final de maio de 2022. Assim, significa que começará a atingir os repositórios de software estáveis de algumas das distribuições de lançamento contínuo mais populares no início de junho de 2022.
Se atualizar kernels a cada três meses não é sua praia, você deve manter um dos muitos kernels suportados a longo prazo. A melhor recomendação, neste caso, é a série Linux 5.15 LTS. Ela apresenta uma nova implementação de sistema de arquivos NTFS. Então, isso permite ler e gravar dados prontos para uso, sem precisar depender de drivers de terceiros.
Via 9to5Linux