Apesar das comemorações de final de ano, o kernel Linux 5.5-rc2 é lançado dentro do prazo de uma semana desde o fechamento da janela de mesclagem do kernel Linux 5.5 e do candidato a lançamento subsequente. Portanto, desde a noite do último domingo, o Linux 5.5-rc2 está disponível para teste.
kernel Linux 5.5-rc2 é lançado
O Linux 5.5 será um grande lançamento do kernel que só deve estar totalmente pronto no final de janeiro. Conforme abordado em um resumo dos principais recursos do Linux 5.5, há muitas mudanças interessantes:
- suporte para o Raspberry Pi 4 / BCM2711;
- várias alterações de desempenho ainda estão sendo exploradas;
- suporte para relatar temperaturas da unidade NVMe;
- um novo driver de teclado da Logitech, suporte para HDCP AMD e suporte para conteúdo proteção;
- suporte de ativação por voz dos Chromebooks;
- a introdução do KUnit para testar a unidade do kernel;
- novos modos RAID1 bastante interessantes para o Btrfs e muito mais.
Não deixe de clicar no link para conhecer as novidades previstas.
Desde o Linux 5.5-rc1, o kernel RC2 apresenta um número razoável de correções que foram lançadas particularmente no final da semana. Linus observou no breve anúncio de 5.5-rc2 recente:
As coisas parecem normais – o rc2 geralmente é bastante calmo, e também foi nesta semana. Todas as estatísticas também parecem normais – a maior parte disso são drivers (gpu, rdma, networking, scsi, usb se destacam, mas há ruídos em outros lugares também), com o resto sendo aleatório por todo o lado – io_uring, sistemas de arquivos (ceph, overlayfs), rede principal, atualizações de arco, arquivos de cabeçalho, etc. Então, peeps – vá construí-lo, instale inicialize-o e relate os problemas que você vê.
Nos últimos testes realizados pela equipe do site Phoronix, o kernel Linux 5.5apresentou algumas mudanças violentas no desempenho durante a janela de mesclagem e será interessante ver como as novas mudanças estão se estabilizando.
Fonte: Phoronix