Kernel Linux do WSL2 será entregue aos usuários do Windows 10 via Windows Update

Microsoft facilita instalação do Windows Subsystem for Linux no Windows 11
wsl

Espera-se que a Microsoft comece a lançar o Windows 10 2004 (a atualização do recurso Windows 10 20H1) a qualquer momento. Um dos maiores recursos novos desse lançamento é a segunda versão do Windows Subsystem para Linux, WSL2. Pouco antes do lançamento, a Microsoft está fazendo uma alteração no WSL2, projetada para melhorar sua “capacidade de manutenção”, disseram os responsáveis.

Especificamente, a Microsoft decidiu remover o kernel Linux da imagem do sistema operacional Windows com o WSL2. Em vez disso, a empresa entregará o kernel diretamente nas máquinas dos usuários usando o Windows Update. Os usuários poderão verificar manualmente se há novas atualizações do kernel clicando no botão “Verificar atualizações” ou aguardando o Windows fazer isso automaticamente.

Kernel Linux do WSL2 será entregue aos usuários do Windows 10 via Windows Update

O gerente de programa Craig Loewen em um post de blog hoje descreve a mudança que se aproxima.

Nosso objetivo final é que essa mudança seja contínua, onde o kernel do Linux é atualizado sem que você precise pensar nisso. Por padrão, isso será tratado inteiramente pelo Windows, assim como atualizações regulares em sua máquina, disse a Microsoft.

Loewen observou que, inicialmente, os usuários do Windows 10 2004 e os testadores Insider que usam builds de visualização do Slow Ring precisarão temporariamente instalar manualmente o kernel Linux. Eles receberão dentro de “alguns meses” uma atualização que adicionará recursos automáticos de instalação e manutenção. (De fato, os testadores do Slow Ring obtiveram hoje, 13 de março, uma nova compilação de teste do Windows 10 2004, 19041.153, que inclui essa alteração de serviço no WSL2.)

WSL

A WSL é o que permite que os desenvolvedores executem um ambiente Linux, incluindo a maioria das ferramentas, utilitários e aplicativos de linha de comando diretamente no Windows 10 e Windows Server. Quando a Microsoft introduziu o WSL no Windows 10 pela primeira vez em 2016, o WSL era mais uma interface Linux projetada em parceria com a Canonical.

Porém, a Microsoft tem estado ocupada rearquitetar WSL com WSL 2, para que ele realmente irá fornecer um kernel Linux Microsoft escrito em execução em uma máquina virtual leve, que é baseado no subconjunto do Hyper V. Os usuários podem colocar basicamente qualquer distribuição Linux de sua escolha nesse kernel. 

ZDNet

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile