Khronos lança ANARI 1.0 como API de mecanismo de renderização 3D multiplataforma

Khronos lança ANARI 1.0 como API de mecanismo de renderização 3D multiplataforma
Khronos lança ANARI 1.0 como API de mecanismo de renderização 3D multiplataforma

Há vários anos, o Grupo Khronos vem desenvolvendo o padrão ANARI. Trata-se de uma API de renderização analítica e focando na virtualização de dados 3D escalável. Agora, o lançamento do ANARI 1.0 finalmente ocorreu para esta API de mecanismo de renderização 3D multiplataforma. O padrão aberto ANARI 1.0 foi publicado hoje para esta API de mecanismo de renderização 3D e implementações esperadas de empresas como AMD, Intel e NVIDIA. Portanto, o Khronos lança ANARI 1.0.

Então, o Khronos lança ANARI 1.0 como API de mecanismo de renderização 3D multiplataforma. Este novo padrão é descrito como:

ANARI simplifica significativamente o desenvolvimento de aplicativos em domínios como visualização científica, fornecendo funcionalidade de alto nível para construir uma representação de cena na memória a ser renderizada sem a necessidade de código gráfico de baixo nível e permitindo o uso de qualquer mecanismo de renderização 3D que suporta a API ANARI.

A especificação ANARI 1.0 foi desenvolvida abertamente e incorpora feedback significativo da comunidade, incluindo compatibilidade com materiais glTF™ Physical-Based Rendering (PBR). ANARI já foi amplamente integrado em aplicativos de visualização científica e espera-se que seja usado por diversas aplicações que precisam de acesso portátil a vários mecanismos de renderização, oferecendo funcionalidade 3D sofisticada, como rastreamento de raios e iluminação global….

ANARI é uma API C99 com wrappers de tipo seguro C++ que é usado para construir uma árvore hierárquica de objetos na memória que expressa a cena completa para um único quadro, incluindo geometria de superfície 3D e dados volumétricos. 

ANARI fornece aos mecanismos de renderização a semântica para expor a inovação por meio de extensões; acessar atualizações de cena assíncronas e matrizes de dados de cópia zero para baixa latência de quadro; e, finalmente, criar imagens de última geração lindamente renderizadas sem a necessidade de APIs proprietárias, ao mesmo tempo em que permite a interatividade necessária para a visualização exploratória.

Espera-se que a AMD forneça integração ANARI com Radeon ProRender, a Intel forneça integração ANARI com OSPRay e a NVIDIA incorpore suporte ao mecanismo de renderização VisRTX.

Mais detalhes sobre o lançamento do ANARI 1.0 via Khronos.org.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile