O Krita 5.0 está a caminho como o próximo grande lançamento deste popular programa de pintura digital de código aberto. Assim, acaba de sair uma versão beta desta versão do Krita 5.0 e ele tem melhor desempenho e aprimoramento da interface do usuário. O Krita 5.0 beta, portanto, foi lançado hoje para ajudar na verificação desta grande atualização.
Krita 5.0 Beta tem melhor desempenho e aprimoramento da interface do usuário
- um novo sistema de recursos;
- adiciona suporte para formatos de imagem HEIF, AVIF, WebP;
- melhora seu suporte TIFF;
- traz o novo mecanismo de pincel MyPaint;
- suporte para dithering gradiente e gradientes de gama ampla;
- várias melhorias de desempenho;
- uma animação redesenhada janela de encaixe da linha do tempo;
- uma visualização da ferramenta de transformação na pilha;
- e melhorias na interface do usuário.
Existem também muitas melhorias menores com este programa de pintura digital baseado em Qt junto com “muitas melhorias de desempenho!” mencionado.
O que diz o anúncio:
- O Krita 5 tem um sistema de recursos completamente novo. O Krita não carrega mais todos os pincéis, padrões, gradientes e assim por diante na inicialização, mas armazena em cache as informações durante a primeira execução. O Krita 5 será mais lento no início da primeira execução e mais rápido nas execuções subsequentes.
- A forma como o Krita 5 mantém um histórico de versão dos recursos editados pelo usuário não é compatível com o Krita 4. Depois de usar o Krita 5, voltar ao Krita 4 pode fazer com que o Krita 4 mostre recursos duplicados.
- O Krita 5 não pode mais carregar camadas vetoriais criadas no Krita 3 e anteriores.
- Os arquivos do Krita (.kra) e os arquivos de predefinição do pincel krita (.kpp) criados com o Krita 5.0 não têm garantia de compatibilidade com o Krita 4!
- O Krita 5.0 corrigiu um problema com o tamanho do texto nos documentos . No entanto, para abrir arquivos criados com versões anteriores do Krita, pode ser necessário alterar uma configuração para obter o tamanho de texto originalmente esperado.
- Problema conhecido com este beta: Se você executar um filtro G’Mic, as configurações do Krita são redefinidas temporariamente para o padrão: as configurações serão personalizadas novamente após reiniciar o Krita.
O lançamento estável do Krita 5.0 é esperado para setembro, mas por enquanto existe o lançamento beta e novas compilações de testes ainda por vir. Mais detalhes sobre todas as mudanças a serem encontradas no Krita 5.0 por meio do anúncio do beta. No link você poderá acompanhar muitos outros detalhes.