A nova versão do aplicativo de pintura digital gratuito e de código aberto Krita 5.0 foi programado para lançamento antes do feriado de Natal. Neste sentido, uma nova versão beta já está disponível para teste público.
A terceira versão beta do Krita 5.0 está aqui com muitas melhorias e correções de bugs para tornar a versão final mais estável e confiável. Por exemplo, ele melhora as pontas do pincel PNG de máscara alfa, adiciona suporte para carregar miniaturas para pincéis MYB mypaint em um pacote e corrige problemas de desempenho na ferramenta Seleção magnética e pincéis texturizados.
Ele também corrige arrastar e soltar de imagens remotas, bem como copiar e colar imagens do navegador Google Chrome, desativa a tradução de subpixel na ferramenta Transform, melhora o estilo do widget de marcação, atualiza a detecção da versão do driver da GPU Intel e torna a visualização da ferramenta de linha mais rápida.
Novo Krita 5.0 chega antes do Natal
Também melhorado no Krita 5.0 beta 3 é a página de boas-vindas, importação de pacotes, manipulação de estilos de camada, manipulação e edição de paletas, criação, salvamento e atualização de espaços de trabalho e scripts SeExpr, exportação de imagens com dados EXIV, arrastar e soltar cores na tela, exportação de uma sessão do gravador, rotação discreta da tela, a usabilidade de quadros-chave de navegação, manipulação de imagens JPEG2000 e o comportamento da paleta pop-up de clique com o botão direito do mouse no tablet.
Além disso, adiciona suporte para imagens HDR de 10 e 12 bits, suporte para LoD no OpenGL ES 2, suporte para float e meias texturas e suporte para VFX Platform CY2021 e versões mais recentes. Ele também altera o DPI padrão para 300 ao importar um documento PDF, melhora a IU e o analisador SeExpr e adiciona mais proteção contra nomes duplicados na janela de encaixe storyboard.
Outra mudança importante é o fato de que o salvamento automático agora está definido para a cada 7 minutos. Claro, vários bugs e travamentos foram resolvidos nesta terceira versão beta para tornar o Krita 5.0 o mais livre de bugs possível. Para mais detalhes, verifique a página de anúncio de lançamento.
Se você quiser ajudar os desenvolvedores do Krita a lançar um Krita 5.0 sem bugs, você pode baixar o beta 3 como uma AppImage aqui. O AppImage é um formato binário universal que não requer instalação, apenas torne-o executável e execute-o da pasta onde você baixou o aplicativo.
Como mencionado antes, o lançamento final do Krita 5.0 é esperado antes do Natal!
Via 9to5Linux