Roman Gilg, desenvolvedor do KDE, participou da X.Org Developer’s Conference na semana passada em Montreal. No XDC2019, ele forneceu aos desenvolvedores do X11 e Wayland uma visão geral da arquitetura do KWin como gerenciador de janelas X11 e compositor do Wayland. Além disso, falou sobre alguns dos planos futuros. Segundo ele, o KWin do KDE continua a trabalhar o X11 Composite Unredirect.
O trabalho recente e em andamento abordado inclui o suporte noturno de cores para o KWin no X11, simplificando o compositor X11 e o back-end GLX, redesenhando o código de gerenciamento de saída e clientes internos passando pelo QPA do próprio KWin. No entanto, onde o trabalho mais emocionante é acontecer no futuro.
KWin do KDE continua a trabalhar o X11 Composite Unredirect
Como parte dos novos objetivos do KDE este ano que incluem a priorização do suporte ao Wayland, mais canalizações de Wayland acontecerão para o KWin.
Alguns dos trabalhos de Wayland que ainda estão por vir incluem, entre outras coisas:
- tornar seu código mais robusto;
- rotação da tela de manipulação;
- manuseio XWayland multi-DPI;
- suporte a várias GPUs em Wayland;
- otimizações de renderização e várias melhorias de entrada.
Por fim, eles também planejam dividir ainda mais seus caminhos de código específicos para X11 e Wayland.
Já em relação ao X11, eles ainda planejam oferecer suporte a redirecionamentos compostos, além de bloqueios e outras melhorias. Aqueles que desejam saber mais sobre o KWin podem fazê-lo neste slide deck (PDF) da apresentação XDC2019 de Roman. Portanto, é aguardar até que todas as novidades cheguem no projeto KDE.
Fonte: Phoronix