O GNU HEALTH, um software grátis e livre para gerenciamento de sistemas de saúde, acaba de ser atualizado para a versão 3.6.2. Em termos gerais, o GNU Health é um excelente Sistema Livre para Gestão Hospitalar e de Saúde. Portanto, é destinado a profissionais de saúde, sejam instituições particulares ou governos. A nova versão lançada do GNU Health chega repleta de novidades.
Vale ressaltar que esta importante solução de “Software Livre e de Código Aberto” se baseia em uma boa idéia para o benefício da humanidade, por isso vale a pena ajudar na sua divulgação, financiamento e desenvolvimento.
Então, o principal objetivo é facilitar, para os centros de saúde, o gerenciamento de todas as informações hospitalares possíveis. É o caso, por exemplo, dos registros médicos e de atividades médicas realizadas.
E sendo um “Software Livre e de Código Aberto”, pode ser usado gratuitamente em qualquer tipo de centro de saúde, independentemente de seu tamanho ou especialidade, graças à sua versatilidade e capacidade de multiplataforma.
Detalhes importantes sobre o software
- Empresa criadora: Thymbra
- Data de criação: em 12 de outubro de 2008 com o nome de Medical Project e em 12 de junho de 2011 com o nome de GNU Health.
- atuais parceiros do projeto: Empresa Thymbra, Organização GNU Health, Organização GNU Solidario,Universidade das Nações Unidas e a Free Software Foundation (FSF).
- Prêmios conquistados: Segundo lugar na categoria do mais revolucionário Programa de Software Livre e Nono lugar na categoria Programa de Software Livre com maior potencial de crescimento, dos Portal Web Programs do Prêmio 2015 do ano . Ele também ganhou o Prêmio de Projetos de Benefícios Sociais da FSF do ano de 2011 e o Prêmio de Medicina Social da Organização GNU Solidario.
- Componentes de desenvolvimento: Utiliza principalmente os seguintes ambientes de desenvolvimento e banco de dados: Python, PostgreSQL e Tryton. A partir da versão 3.4, também utiliza bancos de dados documentais, como o MongoDB.
Dados sobre os patches mais recentes
3.6.2
O patch (atualização) 3.6.2 corrige um problema na história obstétrica (comando OBS), representando as semanas no final da gravidez.
3.6.1
O patch (atualização) 3.6.1 corrigiu principalmente erros no cálculo de medicamentos. Ele também adicionou uma atualização ao GNU Health Control Center
3.6.0
A versão 3.6.0 lançada adicionou entre muitos novos recursos as seguintes notícias:
- Agora, o cliente e o GNU Health Server estão em Python3.
- Removido o suporte ao Python2.
- O servidor GNU Health agora usa o kernel do Tryton 5.0 LTS.
- O cliente é baseado no cliente Tryton GTK 5.2.
- Plug-in de câmera integrado com o OpenCV mais recente.
- O cliente GNU Health agora usa GI, substituindo pygtkcompat.
Sites importantes de consulta
- GNU Health nos Wikilivros (em português)
- GNU Saúde em Savannah (em Inglês)
Nota: Esses sites são a fonte oficial de documentação sobre o GNU Health e contêm todas as informações necessárias para o download, instalação, configuração e treinamento (uso).