O sistema de monitoramento Zabbix teve lançada recentemente uma nova versão 5.0 LTS. O novo Zabbix 5.0 vem com um grande número de inovações, incluindo melhorias significativas no monitoramento de segurança, suporte para iniciar sessão única, suporte para compactação de dados históricos usando o TimescaleDB, integração com sistemas de entrega de mensagens e serviços de suporte e muito mais.
O Zabbix consiste em três componentes básicos: um servidor para coordenar, gerar solicitações de teste e coletar estatísticas, agentes para realizar verificações no lado de hosts externos, interface para organizar o gerenciamento do sistema.
O código do aplicativo está sob a licença GPLv2. Vários servidores proxy podem ser implantados para agregar dados na verificação do grupo de hosts.
Os dados podem ser armazenados no MySQL, PostgreSQL, TimescaleDB, DB2 e Oracle. O servidor Zabbix pode receber dados usando protocolos como SNMP, IPMI, JMX, SSH / Telnet, ODBC e testar a disponibilidade de aplicativos da web e sistemas de virtualização.
O que há na nova versão lançada do Zabbix 5.0?
Esta nova versão destaca as novas soluções para monitoramento Redis, MySQL, PostgreSQL, Nginx, ClickHouse, Windows, Memcached, HAProxy, bem como o suporte de autorização SAML para soluções de logon único (SSO), o aprimoramentos de segurança e suporte oficial para o novo agente modular para plataformas Linux e Windows.
No Zabbix 5.0 também podemos encontrar um novo utilitário de console separado para testar scripts JavaScript, útil para webhooks e pré-processamento de novas verificações para detecção automática de métricas de desempenho no Windows, sensores IPMI, métricas JMX
Além de uma interface mais amigável, com navegação conveniente no menu à esquerda, que pode ser minimizada ou completamente oculta para economizar espaço na tela.
Além disso, destaca a capacidade de armazenar com segurança os dados coletados pelo agente no sistema de arquivos local, a capacidade de mascarar valores secretos (senhas, senhas etc.) de macros de usuário na interface do Zabbix e ao enviar notificações.
E tem mais
Na parte do novo suporte, podemos encontrar o webhook por meio do proxy HTTP, o suporte ao acionador para operações de comparação para dados de texto, para macros personalizadas para protótipos de host, suporte ao tipo de dados Float64, suporte para conexões criptografadas a Bancos de dados MySQL e PostgreSQL, otimização do desempenho da interface para milhões de dispositivos de monitoramento, suporte para macros personalizadas de edição em massa e filtro de tags para alguns widgets do painel.
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:
- Compactação de dados históricos ao usar o TimescaleDB
- Suporte para módulos de usuário para estender a funcionalidade da interface do usuário
- Novos operadores de pré-processamento para substituir o texto e obter o nome das propriedades JSON ao trabalhar com JSONPath
- Agrupar mensagens em um cliente de email por evento
- Capacidade de usar macros secretas no nome de usuário e senha para acessar o IPMI
- Configuração de todos os parâmetros de monitoramento ODBC no nível da métrica individual
- Capacidade de verificar métricas e dispositivos de modelo diretamente da interface Capacidade de copiar um gráfico de um widget como uma imagem PNG
- Configuração e simplificação simples de modelos SNMP, movendo parâmetros SNMP para o nível da interface do host
- Capacidade de limpar o cache de estado SNMPv3
- Tamanho da chave métrica aumentado para 2048 caracteres, tamanho da mensagem confirmando o problema para 4096 caracteres
Baixar
O pacote de instalação para sua distribuição Linux está neste link.