Foram 3 anos em desenvolvimento. Porém, finalmente, foi lançado o ambiente de desenvolvimento integrado Lazarus 2.2. Ele tem como base o compilador FreePascal. Além disso, executa tarefas semelhantes ao Delphi.
Por outro lado, o ambiente foi projetado para trabalhar com a versão do compilador FreePascal 3.2.2. Nele, houve muitas alterações e melhorias. Entre elas, podemos destacar o suporte completo a OpenGL. Do mesmo modo, temos agora compatibilidade com HighDPI.
Lançado ambiente de desenvolvimento Integrado Lazarus 2.2. Características gerais:
- IDE com licença da GPL.
- Lazarus funciona, entre outros, no Gnu/Linux, Windows e macOS.
- Possibilidade de criar arquivos nativos e distribuí-los sem dependências em qualquer ambiente.
- Tem um designer de formulários Easy Drag & Drop para criar layouts poderosos.
- Sincronização automática entre GUI-Forms e código.
- Editor de código poderoso com realce de sintaxe e conclusão de código.
- Também oferece um sistema integrado de compilação e depuração. É possível executar, testar e depurar projetos a partir do IDE.
- Instalação de plugins de terceiros para estender o IDE.
O que podemos ter de novidade no Lazarus 2.2?
No Lazarus 2.2 o conjunto de widgets Qt5 vem com suporte total para OpenGL. Também adiciona botões para recolher painéis encaixados e melhorar a compatibilidade com HighDPI.
Outra mudança é a inclusão de um novo plugin Spotter. Ele serve para encontrar comandos IDE. Assim como os modos de painel baseados em abas multilinhas (“Multiline Tabs”). Temos ainda as janelas que não se sobrepõem (Floating windows on top).
Além disso, há uma página inicial opcional. Nela, você pode selecionar o tipo de projeto a ser criado. Adicionadas teclas de atalho ao editor de código para substituir, duplicar, copiar e mover linhas e seleções.
As extensões dos principais arquivos de tradução comuns (modelos) mudaram de .po para .pot. Assim, simplificará o processamento nos editores de arquivos PO como modelo para iniciar novas traduções.
O depurador LazDebugger-FP (FpDebug) 1.0 agora está habilitado por padrão para novas instalações no Windows e Linux.
Um mecanismo foi adicionado para desabilitar a renderização de conjuntos de skins.
Outros destaques:
- Adicionado o pacote DockedFormEditor. É um novo editor de formulários que substitui Sparta_DockedFormEditor.
- O formato de código Jedi foi melhorado e foi adicionado suporte para a maioria da sintaxe moderna do Object Pascal.
- Adição de suporte a funções anônimas ao Codetools.
- Interfaces aprimoradas para inspeção de objetos e projetos.
- Componentes movidos para renderizar fontes Freetype para um pacote separado “components / freetype / freetypelaz.lpk”
- O componente PasWStr foi removido devido à presença de código criado apenas em versões anteriores do FreePascal.
- Registro otimizado de internos e sua ligação a widgets chamando TLCLComponent.NewInstance.
- Biblioteca libQt5Pas atualizada e suporte aprimorado para widgets baseados em Qt5. Visualização QLCLOpenGLWidget adicionada para fornecer suporte completo a OpenGL.
- Precisão aprimorada na seleção de tamanhos de formulário em sistemas X11, Windows e macOS.
Quem quiser saber mais sobre o assunto, vacesse o link a seguir.
Como instalar o Lazarus IDE no Linux?
Para quem tem interesse em instalar este IDE em seu sistema, deve saber que o IDE é multiplataforma e oferece pacotes já compilados para algumas distribuições Linux. Os pacotes podem ser obtidos no link a seguir. A instalação pode ser feita com o gerenciador de pacotes ou por meio do terminal.
Via DesdeLinux