O novo KDE Frameworks 5.90 acaba de ser lançado pelo Projeto KDE. Esta é a primeira atualização de 2022. Os Frameworks de código aberto possuem mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt. Assim, fornecendo uma ampla gama de funcionalidades comumente necessárias para vários aplicativos KDE e o ambiente de desktop Plasma.
O KDE Frameworks 5.90 melhora a rolagem (mouse e touchpad) em aplicativos QtQuick. Isso será notado pelos usuários principalmente na sessão Plasma Wayland ao usar escala fracionária. Além disso, o recurso modeniza o estilo sem quadros às páginas de Configurações do sistema. Elas exibem uma única grade ou lista grande. Por outro lado, melhora a velocidade de listagem de arquivos em diretórios com muitos arquivos e pastas.
A partir de agora, só há alteração dos controles de rolagem na área de trabalho do Plasma e vários aplicativos baseados em QtQuick quando o cursor está sobre eles, e não quando ele passa sobre eles.
Os atalhos de teclado são tratados de uma forma melhorada pela área de trabalho do Plasma. Isso ocorre ao mapear novamente as teclas na página Teclado em Configurações do sistema. Além disso, adiciona widgets no Explorador de widgets com um único clique. Paralelamente, vai exibir os itens adicionados pelo widget no centro da tela. Por outro lado, o KDE Connect não trava mais ao mexer certos textos da área de transferência.
Além disso, o KDE Frameworks 5.90 melhora o gerenciador de arquivos Dolphin. Ele passa a exibir um erro como uma mensagem embutida ao tentar abrir um arquivo inválido. Isso inclui arquivos baixados pela metade que têm a extensão de nome de arquivo .part.
Outra mudança interessante é a forma como o Plasma lida com os uploads de imagens para serviços de hospedagem como o Imgur. Os usuários agora verão o resultado do processo de upload como uma notificação do sistema onde eles têm a capacidade de remover a imagem enviada.
Lançado KDE Frameworks 5.90
O KDE Framworks 5.90 atualiza a IU de modificação de link da caixa de diálogo Propriedades. Ele vai exibir as informações corretas nos lugares certos. Além disso, corrige as barras de progresso indeterminadas para não mais transbordar visualmente durante a animação. Também oculta as notificações de “Carregando…” ou “Examinando…” do histórico de notificação. Isso acontece quando um aplicativo demora muito para abrir um arquivo.
Além disso, esta versão adiciona um menu ao clicar com o botão direito do mouse nos botões da barra de ferramentas. Também melhora o aplicativo Gerenciador de Tarefas. Assim, altera os planos de fundo para os estados “ativo” e “precisa de atenção” das Tarefas mais brilhantes. Além disso, atualiza os ícones genéricos dos aplicativos Dolphin e Configurações do Sistema. Então, vai responder à cor de destaque do sistema e corrigir algumas falhas visuais em várias dicas de ferramentas nos miniaplicativos Plasma ao usar o tema Breeze Plasma.
Ao todo, são 181 alterações incluídas nesta atualização. Então, o melhor é verificar o changelog completo na página de anúncio de lançamento para conhecer tudo.
Portanto, a recomendação é fazer a atualização o mais rápido possível, assim que o novo Kde Frameworks chegar aos repositórios de sua distribuição Linux favorita.
Via 9to5Linux