Recursos
O Linux 5.1 está trazendo muitas mudanças interessantes, como uma nova interface de E/S, suporte ao processador Habana Labs Goya AI, novo suporte a ACPI, muito suporte a novos hardwares e muito mais. Veja um resumo dos recursos do Linux 5.1 para ter uma visão mais completa.
O codinome do Linux 5.1 permanece igual aos lançamentos recentes do kernel, o “Crocodilo Tímido”, com Torvalds, parecendo ter perdido o interesse em seu codinome.
Linus Torvalds comentou após lançar o Linux 5.1:
Então é um pouco mais tarde do que eu costumo fazer isso, só porque eu estava chocado com o lançamento. Em parte porque eu recebi alguns pedidos pequenos hoje, mas principalmente porque eu não estava ansioso para o momento da próxima janela 5.2 de mesclagem.
Além disso, gostaríamos de lembrar a todos que tentam pegar e instalar o kernel Linux 5.1 que este não é um ramo suportado a longo prazo. Então é melhor você ficar com o seu kernel LTS atual.
A semana passada foi bastante calma, e o último patch do rc6 não é tão grande assim, disse Linus Torvalds em um anúncio na lista de discussão. No geral, 5.1 parece muito normal, com pouco mais de 13k confirmações (mais outro 1k + se você contar fusões). Que é praticamente o nosso tamanho normal nos dias de hoje. Não há maneira de reduzir isso a um short sane, com todo o trabalho.
Aqui estão outras novidades do novo kernel Linux 5.1
- Os destaques do kernel Linux 5.1 incluem a capacidade de usar memória persistente como RAM (memória do sistema) além da RAM física;
- mais preparações para o ano 2038;
- a capacidade de inicializar o sistema em um dispositivo mapeador sem usar initramfs;
- bem como suporte para patches cumulativos para o recurso de correção do kernel ativo.
- Para os fãs do sistema de arquivos Btrfs, a série de kernel Linux 5.1 finalmente permite que os usuários configurem os níveis de compactação Zstd.
- Além disso, o recurso de monitoramento do sistema de arquivos baseado em fanotify foi aprimorado com a adição da funcionalidade chamada “super root watch root” à interface fanotify, que atende as alterações em sistemas de arquivos grandes.
- Além disso, o kernel Linux 5.1 introduz uma interface de alto desempenho chamada io_uring, que torna a E/S assíncrona rápida e escalável;
- um novo método que permite a entrega de sinal seguro na presença de reutilização PID, bem como um novo gerenciador de cpuidle chamado Timer. Orientado a eventos ou TEO, que promete melhorar o gerenciamento de energia sem afetar o consumo de energia.
Claro, existem inúmeros drivers atualizados e novos incluídos no kernel Linux 5.1, o que o tornará compatível com ainda mais hardware. Você pode baixar as fontes do kernel Linux 5.1 agora mesmo do site kernel.org. No entanto, recomendamos aguardar o lançamento da primeira atualização que chegará no final deste mês.