A distribuição MX Linux baseada no Debian foi atualizada para a versão 19.1. Esta é a primeira atualização da série MX Linux 19 lançada no ano passado em outubro, adicionando melhorias e componentes atualizados. A principal novidade é que o MX Linux 19.1 foi lançado com ISO “Advanced Hardware Support”.
O MX Linux 19.1 está aqui principalmente como uma mídia de instalação atualizada para a série “Patito Feo” do MX Linux 19. No entanto, traz uma mudança importante. É uma nova imagem ISO que inclui um kernel e um conjunto de gráficos mais recentes para os novos hardwares AMD e Intel.
Lançado MX Linux 19.1 com ISO “Advanced Hardware Support”
Chamada de “Suporte Avançado de Hardware” ou AHS, a nova imagem ISO acompanha os ISOs regulares de 64 e 32 bits, que incluem o kernel Linux 4.19 LTS. Nesta versão, a imagem ISO da AHS é fornecida com o kernel Linux 5.4 suportado a longo prazo e gráficos Mesa 19.2, que devem suportar instalações do MX Linux em computadores mais novos.
Lançamos o repositório AHS há algum tempo e pensamos que era o momento certo para um ISO com o repositório AHS ativado por padrão. O AHS é insuficientemente testado, mas a idéia é que ele receba atualizações de gráficos ao longo do tempo, explicam os desenvolvedores.
Repositório antiX não está mais incluído no MX Linux
Outra mudança importante na versão MX Linux 19.1 é o fato de que as imagens ISO não incluem mais o repositório antiX. Isso foi feito para permitir que as comunidades antiX e MX tenham mais flexibilidade sobre o desenvolvimento de seus pacotes e isso não afeta o usuário final.
Entre os pacotes atualizados incluídos no MX Linux 19.1, estão:
- o navegador Mozilla Firefox 73;
- o VLC 3.0.8 media player;
- o Clementine 1.3.1 music player;
- o cliente de e-mail e notícias Mozilla Thunderbird 68.4.0;
- o editor de imagens GIMP 2.10.12;
- e Suíte de escritório do LibreOffice 6.1.5.
Esta versão é baseada nos repositórios de software do Debian GNU/Linux 10.3 “Buster” e usa o ambiente de desktop mais recente do Xfce 4.14 por padrão. Os usuários também encontrarão o MX-Fluxbox interno como um gerenciador de janelas alternativo, um derivado do Fluxbox otimizado para o MX Linux.
Confira aqui as notas de lançamento.