O Projeto Emmabuntüs anuncia uma nova versão de sua distribuição baseada no Debian, o Emmabuntüs 9-1.01. Em 29 de janeiro de 2018, o Emmabuntüs Collective anunciou o lançamento do novo Emmabuntüs Debian Edition 2 1.01; disponível para as arquiteturas de 32 e 64 bits, a base da distribuição é o Debian 9.3 e o ambiente de desktop é o XFCE .
A distribuição Emmabuntüs tem por missão facilitar o recondicionamento de computadores doados a organizações de ajuda humanitárias, começando pelas comunidades de Emmaüs (de onde o nome da distribuição obviamente vem), promover a descoberta do GNU/Linux por iniciantes, bem como ampliar a vida útil do hardware do computador, com isso é possível reduzir o desperdício induzido pelo consumo excessivo de matérias-primas.
Como lembrete, esta versão inclui o suporte UEFI para as arquiteturas 32 e 64 bits, e integra o “manual do iniciante Debian”, que agora foi atualizado para a versão Stretch pelos parceiros da equipe 3HG liderada por arpinux, este manual esta disponível apenas em inglês e francês.
Também estão incluídos tutoriais de apresentação e instalação publicados no site Developpez.com, bem como o referente à configuração da impressora no Debian, também disponível em idiomas francês e inglês.
Esta versão Debian Edition 2-1.01 inclui as seguintes correções e aprimoramentos:
- Baseado no Debian 9.3 Stretch
- Corrigido o erro na inicialização no Linux Kernel 4.9, criando uma entrada extra no Grub para ativar a opção nomodeset (agradecimentos a François da Multisystem).
- Atualização do Multisystem para integrar o gerenciamento de idiomas e teclados internacionais e uma nova entrada modo seguro live como uma solução alternativa para possíveis congelamentos na inicialização.
- Um erro impedia a leitura do endereço MAC do Wi-Fi no arquivo de configuração do NetworkManager (erro relatado pela Full Circle Magazine).
- Melhoria nos scripts de instalação de software não-livre.
- Adição do pacote rfkill para a ativação Wi-Fi (Contribuição do Arnaud).
- Adicionado o pacote firmware-realtek para que os chips Broadcom Wi-Fi funcionem adequadamente (colaboração do Arnaud).
- Adicionado o pacote kde-l10n-fr para fazer o Sr. Patate falar francês (Contribuição do Robert)
- Adicionado a opção de desativação do bip na janela de logout
- Adicionado pré-ajustes do Equalizer Audacious (colaboração do Jean-Christophe)
- Adicionado o pacote freeoffice-gnome para permitir que o LibreOffice abra documentos localizados na rede Samba.
- Volta do Abiword e Gnumeric
- Substituição do Pulseaudio-Equalizer pela PulseEffects-Equalizer (Colaboração do Jean-Christophe)
- Reparo do login do EmmaDE
- Corrigido os ícones que faltavam no LibreOffice
- Corrigido o fechamento do Sysinfo ao abrir o menu do sistema
Para mais informações sobre o lançamento do Emmabuntüs 9-1.01 consulte o anúncio oficial, ou se preferir faça o download da distribuição e dê vida aos computadores que você acha que não funcionaria mais:
Anúncio oficial – Emmabuntüs 9-1.01 Download – Emmabuntüs 9-1.01