O BigBruno anunciou a versão mais recente da distribuição, o BigLinux 7.10. E você já pode fazer o download, como também experimentar recursos e as otimizações que sempre são feitas. O BigLinux é uma das distribuições brasileiras mais conceituadas e esperadas por muitos usuários, isso deve-se ao fato do cuidado e cautela que a equipe do projeto tem a cada lançamento, e assim, a fama de distribuição estável, polida e funcional se espalhou.
Anúncio oficial do BigLinux 7.10
Está liberado para download o iso da versão 7.10.
Isso significa que a configuração geral do sistema, aparência e usabilidade chegaram ao nível que deve ser mantido ao menos por alguns anos, trazendo atualizações graduais e nenhuma grande revolução ou quebra de compatibilidade.
O meu trabalho agora será em fazer ajustes no fórum e no site, depois retornarei a fazer melhorias para a distribuição, trazendo de volta mais painéis de configuração e novos recursos, que devem ser recebidos por atualização, sem necessidade de reinstalar o sistema.
O remaster BigLinux é baseado no Deepin, que é rolling release, portanto somos rolling release, isso significa que não tem dia certo para sair atualizações e também não devem ocorrer atualizações traumáticas, mas atualizações graduais de tempos em tempos, de acordo com a necessidade.
Novos isos devem ser liberados em prazos de mais ou menos 3 meses, para que logo após a instalação não seja necessário efetuar muitas atualizações. Na próxima etapa pretendo criar um painel que facilite a corrigir possíveis erros no sistema, restaurando grub, initrd, configurações da pasta do usuário, configurações do navegador, etc.
Também deve vir em breve algo que facilite o uso do emulador Retroarch. O iso é de 64 bits e não pretendemos disponibilizar versão de 32 bits, os desktops disponíveis são Cinnamon com tema e usabilidade próximas à do KDE e também o Deepin Desktop.
Testes no BigLinux 7.10
Nos testes de desempenho foi possível ligar em um computador com apenas 1 GB de RAM, porém logo ao abrir o Firefox o sistema ficou muito lento, com 2 GB de RAM já é possível utilizar o sistema e acredito que deve ser considerado o mínimo de memória para utiliza-lo.
A quantidade de memória que recomendo, seja para utilizar o BigLinux ou mesmo outros sistemas sem ter preocupações, é de 8 GB, podendo em muitos casos utilizar computadores com 4 GB sem apresentar nenhuma lentidão.
Lembro a todos que se trata de um hobby, não damos garantias ou temos obrigação de manter suporte, apenas gostamos do que fazemos e disponibilizamos publicamente.
Download BigLinux 7.10 Torrent BigLinux 7.10 Grupo Telegram do BigLinux