Acaba de ser lançado o KDE Plasma 5.16.4. Ele disponível a partir de agora como a quarta atualização de manutenção desta série. Portanto, como esperado para hoje, a Comunidade KDE lançou o Plasma 5.16.4 . Esta é a quarta atualização de manutenção da série 5.16 e chegou para corrigir erros nas versões anteriores. Esta versão chega três semanas após o Plasma 5.16.3 e faz isso 5 semanas antes da última versão de manutenção, um Plasma 5.16.5 que marcará o fim do ciclo de vida (EOL) da série cuja primeira versão foi lançada em 11 de junho.
Como versão de manutenção, o Plasma 5.16.4 introduz algumas alterações, 18 no total. Como de costume, a Comunidade do KDE publicou duas entradas nesta versão, uma na qual elas nos dizem que uma nova versão está disponível e pode ser acessada a partir deste link e outra que detalha todas as mudanças que foram incluídas na nova versão, disponível aqui . Talvez o mais interessante tenha sido mencionado nas semanas anteriores da Usabilidade e Produtividade do KDE, como segue.
Lançado o KDE Plasma 5.16.4 com algumas mudanças
- As configurações da fonte anti-aliasing não são mais alteradas ao abrir as configurações da fonte do sistema;
- Ao usar o painel, a abertura de aplicativos com um toque funciona de maneira confiável novamente;
- A configuração do Modo Airplame do widget de rede agora permanece após as reinicializações, se o Bluetooth estiver desativado e nunca aparecer em sistemas sem hardware sem fio;
- É novamente possível fechar a janela de visualização “look & feel” em sistemas que usam o Qt 5.13;
- Corrigida uma regressão recente que impedia que documentos hospedados em servidores remotos fossem abertos usando a ferramenta de linha de comando KIO quando a URL do documento continha um número de porta;
- Em Wayland, a taxa de repetição do teclado definida pelo usuário é respeitada.
- A configuração “Forçar fontes de DPI” na página de origem das configurações do sistema funciona novamente.
A nova versão, cujo código-fonte já está sendo enviado, chegará ao Discover ao longo do dia, contanto que tenhamos adicionado o repositório do KDE Backports ou use uma distribuição que o inclua por padrão, como o KDE neon. A próxima versão, a quinta e última atualização de manutenção desta série, chegará em 3 de setembro.