Acaba de ser lançado o primeiro Release Candidate do kernel 4.19. O anúncio foi feito por Linus Torvalds e divuldado no site Softpedia. Isso ocorre duas semanas depois da série Linux 4.18 ter sido lançada. Portanto, a janela de mesclagem para o próximo lançamento, o Linux kernel 4.19, está oficialmente fechada.
Então, duas semanas se passaram e a janela de mesclagem para a 4.19 acabou. Essa foi uma janela de mesclagem bastante frustrante, em parte porque o 4.19 parece ser um lançamento bem grande (sem um único motivo) e parcialmente devido a razões aleatórias, disse Linus Torvalds.
Entre essas razões está a divulgação de vulnerabilidades de L1TF hw. Mesmo que o ciclo de desenvolvimento do kernel do Linux 4.19 tenha começado, ele configura um grande lançamento, mas não o maior de todos os tempos, de acordo com Linus Torvalds. E isso é principalmente por causa dos ‘remendos’ para o L1 Terminal Fault (L1TF) conhecido como Foreshadow.
Mas o kernel Linux 4.19 trará muitas outras mudanças:
- drivers atualizados, principalmente para gráficos e redes;
- atualizações de arquitetura;
- melhorias no kernel e redes;
- sistemas de arquivos atualizados, assim como atualizações de documentação e ferramentas.
Versão final prevista para outubro
O kernel 4.19 pode chegar em meados de outubro de 2018, entre os dias 14 e 21. Tudo depende de quantos marcos do Release Candidate (RC) serão publicados, algo que apenas Linus Torvalds decide.
Até lá, se você quiser ajudar a testar o kernel do Linux 4.19, pode baixar o primeiro tarball Release Candidate agora mesmo do kernel.org, compilá-lo para sua arquitetura favorita e instalá-lo no seu Linux.
No entanto, temos que avisá-lo que esta é uma versão de desenvolvimento inicial. Assim, pode conter bugs e outros problemas. Por isso não a implemente em máquinas de produção, nem substitua seu kernel estável por ele. Os próximos candidatos à liberação estarão disponíveis para testes públicos todos os domingos até o lançamento final.