O desenvolvedor Javier Jardón anunciou a disponibilidade para testes do novo Release Candidate (RC) do próximo ambiente de desktop GNOME 42 e ele vem com caixa de diálogo de impressão digital no centro de controle.
Desde o GNOME 42 Beta, os desenvolvedores adicionaram a capacidade de fazer capturas de tela da janela atual com o atalho de teclado Shift+PrntScrn, a capacidade de alternar áreas de trabalho com as teclas Home e End em Activities Overview, a capacidade de cancelar downloads de atualização em andamento no GNOME Software quando a energia do sistema é baixa e o G722 é o codec preferido para chamadas SIP no novo aplicativo GNOME Calls.
Lançado o Release Candidate do GNOME 42 com caixa de diálogo de impressão digital no centro de controle
O GNOME 42 Release Candidate também melhora o gnome-bluetooth para permitir que o menu Bluetooth do GNOME Shell apareça quando esperado e para disponibilizar o switch Connect para dispositivos Bluetooth LE MIDI. O GNOME Boxes recebeu a capacidade de recomendar as versões mais recentes do sistema operacional para download quando estiverem disponíveis no osinfo-db.
Além disso, a caixa de diálogo Fingerprint aparentemente volta à página de contas de usuário do GNOME Control Center, o GNOME Calendar obtém mais correções de fuso horário ao importar eventos, o GNOME Shell agora apresenta melhores sombras CSS e o GNOME Builder recebe modelos atualizados para C, JavaScript, Python, e Vala, bem como melhorias na integração do CMake.
- Por fim, a configuração inicial do GNOME agora suporta a nova preferência de tema escuro do GNOME 42 via libhandy;
- GNOME Software agora prioriza correspondências completas nos resultados de pesquisa e verifica atualizações ao alternar de uma conexão de rede limitada para uma não medida;
- e o GNOME Maps obtém definições de POI OSM atualizadas para edição OSM, números tabulares para rótulos de tempo nas visualizações de itinerário de transporte público e configuração aprimorada da data inicialmente selecionada no widget de calendário para roteamento de transporte público.
Como testar
Aqueles que desejam experimentar o GNOME 42 Release Candidate podem usar a imagem do instalador do GNOME OS. Você pode fazer a instalação em uma máquina virtual com suporte EFI, como o GNOME Boxes do Flathub. Outra opção é baixar uma distribuição de desenvolvimento de lançamento contínuo como o Fedora Rawhide ou openSUSE Krypton, que inclui os pacotes mais recentes.
Os usuários avançados também podem compilar o GNOME 42 RC. Para isso, devem usar o instantâneo oficial do projeto BuildStream que podem ser baixados aqui, ou os pacotes fonte independentes aqui. No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, portanto, não a instale em uma máquina de produção!
A versão final do GNOME 42 chegará em breve. A previsão de estreia é no final deste mês, mais precisamente em 23 de março de 2022.
Via 9to5Linux