Lançado oficialmente CentOS Linux 8.1 que é baseado no Red Hat Enterprise Linux 8.1

. A falha pode permitir que um usuário sem privilégios obtenha acesso de root completo.
centos

A comunidade CentOS anunciou hoje a disponibilidade do CentOS Linux 8 (1911), com base no código fonte do sistema operacional Red Hat Enterprise Linux 8.1. O CentOS Linux 8.1 (1911) chega quase quatro meses após a introdução da série de sistemas operacionais CentOS Linux 8  que é baseado na série de sistemas operacionais Red Hat Enterprise Linux 8.

Lançado oficialmente CentOS Linux 8.1 que é baseado no Red Hat Enterprise Linux 8.1

  • Os destaques incluem live patch do kernel;
  • uma nova pilha de protocolos de roteamento chamada FRR, que suporta vários protocolos de roteamento IPv4 e IPv6;
  • uma versão estendida do eBPF (Berkeley Packet Filter) para ajudar os administradores de sistemas a solucionar problemas complexos de rede;
  • suporte para re-criptografar dispositivos de bloco no LUKS2 enquanto os dispositivos estão em uso;
  • uma nova ferramenta para gerar políticas do SELinux para contêineres chamados udica.

Com o udica, você pode criar uma política de segurança personalizada para melhor controle de como um contêiner acessa os recursos do sistema host, como armazenamento, dispositivos e rede. Isso permite que você proteja suas implantações de contêiner contra violações de segurança e também simplifica a obtenção e manutenção conformidade regulatória, diz as notas de versão.

Componentes atualizados

Lançado oficialmente CentOS Linux 8.1 que é baseado no Red Hat Enterprise Linux 8.1

O CentOS Linux 8.1 também vem com certificações adicionais FIPS-140 e Common Criteria, caminho de dados de alto desempenho baseado em XDP (eXpress Data Path) eBPF como uma prévia da tecnologia, suporte para importação de imagens virtuais QCOW e uma nova ferramenta de linha de comando no Gerenciamento de Identidade chamado Healthcheck que ajuda os usuários a encontrar problemas que podem afetar a confiabilidade de seus ambientes de IdM.

Vários pacotes e componentes receberam nova versão no CentOS Linux 8.1 (1911). Entre eles, podemos mencionar a ferramenta de ajuste do sistema Tuned 2.12, que oferece suporte à negação da lista de CPUs, chrony 3.5 suite, que agora pode sincronizar com mais precisão o relógio do sistema com carimbo de hora do hardware, além do PHP 7.3, Ruby 2.6, Node. js 12, nginx 1.16, LLVM 8.0.1, Rust Toolset 1.37 e Go Toolset 1.12.8.

As imagens de instalação do CentOS Linux 8.1 (1911) estão agora disponíveis para download nas arquiteturas de:

  • 64 bits (x86_64);
  • PowerPC Little Endian de 64 bits (ppc64le);
  • AArch64 (ARM de 64 bits) e ARMv7hl/ARMhfp.

As imagens Vagrant e Generic Cloud também estão disponíveis para download no site oficial. Usuários existentes executando o CentOS Linux 8.0 (1905) precisam apenas atualizar suas instalações.