No último mês de junho, foi lançado o Radeon PRO Software for Enterprise 21.Q2. Ele entrega a pilha de drivers gráficos aprovados pela AMD para usuários do Windows. Enquanto isso, recentemente estreou o tão esperado Radeon Pro Software for Enterprise para atualização de driver Linux. O Radeon Pro Software for Enterprise 22.Q2 para Linux foi lançado no último dia de julho, embora sem muito alarde.
O primeiro lançamento de driver Linux corporativo da AMD desde o lançamento do 21.Q4 em dezembro passado, enquanto normalmente é visto atualizações trimestralmente.
Embora mais de meio ano tenha se passado para esta versão mais recente do Radeon Pro Software for Enterprise 22.Q2 para Linux, o único destaque listado é o suporte para HIP no Blender 3.2 e suporte para Redshift para produtos gráficos Radeon PRO selecionados.
O suporte HIP do Blender 3.2 já estava disponível em sua pilha ROCm individualmente ou usando o driver não empresarial Radeon Software for Linux empacotado.
Lançado Radeon Pro Software For Enterprise 22.Q2 para Linux
O desempenho HIP do Blender 3.2 é um bom começo para aceleração de GPU AMD com Blender 3.x, mas no momento limitado a GPUs RDNA2, enquanto o suporte para GPUs AMD mais antigas deve estar na próxima versão do Blender.
Esta atualização de driver Linux empresarial também corrige problemas com o encerramento do aplicativo Beta CAE devido a acessos inválidos à memória e falha ao iniciar o software Maya e Mudbox na pilha de drivers totalmente de código aberto.
O driver Radeon Pro Software for Enterprise 22.Q2 para Linux 22.Q2 suporta oficialmente os processadores gráficos profissionais Radeon PRO VII / Vega por meio de Radeon PRO série W6800.
As distribuições Linux suportadas permanecem RHEL 7/8/9, Ubuntu 18.04, Ubuntu 20.04 e SUSE SLED/SLES 15 SP3. Parece que ainda não há suporte para a versão Ubuntu 22.04 LTS com esta versão do driver corporativo.
Ele é voltado para grandes instituições
Este pacote de driver corporativo destina-se principalmente àqueles que executam as grandes distribuições Linux corporativas que, de outra forma, têm versões mais antigas do kernel Linux e Mesa com suporte a driver gráfico desatualizado e/ou que precisam de computação ROCm/HIP ou software profissional em execução ainda dependente do OpenGL proprietário ou componentes de driver Vulkan.
Aqueles que desejam experimentar esta versão mais recente do Radeon Pro Software for Enterprise 22.Q2 Linux podem encontrá-lo disponível para download em AMD.com.
Para aqueles que executam o hardware AMD Radeon de consumidor e desejam o driver empacotado para uso nas poucas distribuições Linux suportadas, há o lançamento do driver Radeon Software for Linux 22.20 do mês passado. Porém, a maioria dos entusiastas/jogadores será melhor apenas buscar o kernel Linux mais recente e o Mesa disponíveis em sua distribuição ou em repositórios de terceiros ou rolar da fonte.