O SparkyLinux 2020.06 acaba de ser lançado como o instantâneo de junho de 2020. Ele faz parte da série SparkyLinux 2020 e tem como base o próximo sistema operacional Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”. Portanto, está sincronizado com os repositórios Debian Testing do último dia 5 de junho, onde o desenvolvimento do Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” acontece.
Assim, o novo SparkyLinux 2020.06 está aqui para apresentar novas ferramentas, um novo kernel e várias outras melhorias. Primeiro, o SparkyLinux 2020.06 é fornecido com o kernel Linux 5.6.14, que oferece melhor suporte de hardware em comparação com o lançamento do mês passado no SparkyLinux 2020.05. Além disso, parece que os usuários também poderão instalar a série mais recente do kernel Linux 5.7 a partir dos repositórios instáveis do SparkyLinux.
Além disso, o Advanced Installer do SparkyLinux recebeu alguns recursos muito interessantes, incluindo suporte a LVM, além de particionamento e criptografia automáticos de disco. No entanto, parece que esses recursos estão atualmente disponíveis na versão de desenvolvimento do instalador, portanto são experimentais por enquanto.
Lançado SparkyLinux 2020.06
Entretanto, lembre-se que esta é uma versão de desenvolvimento do Debian 11 e se houver algum problema no seu computador pessoal, ele pode ser relatado aos desenvolvedores.
O Calamares também foi atualizado nesta versão, para a versão 3.2.24. Conforme solicitado por muitos usuários, esta versão altera a força da senha do usuário para apenas um dígito. No entanto, é altamente recomendável que você use uma senha mais forte se o SparkyLinux for o seu sistema operacional principal.
A seleção do software também recebeu alguns ajustes. Por exemplo, o navegador Epiphany do GNOME substitui o Otter Browser na edição MinimalGUI, o instalador de pacotes Gdebi substitui o DEBiTool em todas as edições e há um novo aplicativo chamado RadioStation, que é um fork do Radiotray.
OUTRAS MUDANÇAS
O SparkyLinux 2020.06 adiciona o LXAppearance, a opção de tema do LXDE, o Openbox Noir, uma versão sombria do gerenciador de janelas Openbox, na edição MinimalGUI. O Openbox Noir é opcional e pode ser instalado via APTus.
Alguns dos aplicativos de código aberto mais recentes também estão incluídos, como o navegador Mozilla Firefox 77.0, o cliente de notícias e e-mail Mozilla Thunderbird 68.8.1 e o pacote de escritório LibreOffice 6.4.4.2.
O SparkyLinux 2020.06 está disponível nas edições Xfce, MATE, LXQt, MinimalGUI (Openbox) e MinimalCLI (modo de texto) apenas para arquiteturas de 64 bits (x86_64 / amd64). Você pode baixá-lo agora mesmo no site oficial.
Se você já usa a série SparkyLinux 2020, pode atualizar para esta nova versão de duas formas
- usando o utilitário gráfico Sparky Upgrade;
- ou pela linha de comando executando os comandos: