O Wine 5.8 foi revelado no final de semana como a mais nova versão de desenvolvimento quinzenal para a execução de programas e jogos do Windows no Linux e em outras plataformas. A principal novidade do Wine 5.8 lançado é que ele vem com codificador GIF e, além disso, o Wine-Staging 5.8 chega com um tamanho bem menor.
O Wine 5.8 continua o recente trabalho do CodeWeavers no encanamento do back-end Vulkan para o caminho do código WineD3D como uma alternativa ao caminho do código padrão do OpenGL. Essa abordagem do WineD3D Vulkan é semelhante ao DXVK. Contudo, ainda é um trabalho em andamento e nem tão maduro quanto o DXVK.
Além do trabalho do WineD3D Vulkan, agora há:
- suporte para notificações de dispositivos plug-and-play;
- suporte à criação com o LLVM Clang no modo MSVC;
- uma implementação inicial de um codificador GIF;
- atualização contra as últimas especificações da Vulkan;
- e várias correções de bugs.
O Wine 5.8 vem com 44 correções de bugs conhecidas que afetam muitos jogos e aplicativos diferentes, como o Notepad ++ e outros softwares.
A lista completa das alterações do Wine 5.8 pode ser encontrada em WineHQ.org.
Wine-Staging 5.8 menor
Além do Wine 5.8 foi lançado o Wine-Staging 5.8 de um tamnho bem mais reduzido em virtude de mudanças em patches. O Wine-Staging dessa vez não está introduzindo novos patches experimentais. Entretanto, atualizou vários patches relacionados ao NTDLL, mistura de vértices indexados pelo WineD3D, DLLs falsas do Winebuild e outros bits. Porém, o que torna esse lançamento um pouco mais destacado é que ele tem o menor tamanho dos últimos tempos.
O Wine-Staging sempre teve em torno de 850 patches no passado. Contudo, nesta v5.8 ele cai para cerca de 833 patches. Esse número de patch um pouco menor deve-se ao fato de vários patches ao redor do Windows Codecs e DDraw terem sido atualizados nas últimas duas semanas.
Aqueles que desejam experimentar o Wine 5.8 ou o mais recente Wine-Staging 5.8 deste fim de semana podem fazê-lo através do WineHQ.org.
Phoronix