Depois de muita expectativa, o Google anunciou a primeira versão beta pública do Android 13. O Google no desenvolvimento do Android 13 continuou a se concentrar em “privacidade e segurança” com novas permissões de notificação, permissões mais granulares para acesso a arquivos de mídia para limitar apenas tipos de imagens/vídeo/áudio, melhor relatórios de erros sobre o manuseio de chaves e muito mais.
O Android 13 Beta 1 também possui suporte antecipado de roteamento de áudio, áudio Bluetooth LE, MIDI 2.0 via USB, novas APIs e muito mais. Esses são apenas alguns dos novos recursos que virão com o Android 13 ainda este ano.
Estamos convidando você a experimentar o Beta 1, pois damos as boas-vindas a mais usuários iniciais para nos dar feedback sobre esta versão. Você pode experimentar o Android 13 Beta 1 hoje em dispositivos Pixel compatíveis, inscrevendo-se aqui para obter a atualização pelo ar.
Se você já estiver executando uma visualização para desenvolvedores do Android 13, seu dispositivo receberá automaticamente esta e futuras atualizações pelo ar. Como sempre, os downloads do Pixel e do Android Emulator também estão disponíveis. Visite o site do desenvolvedor do Android 13 para obter detalhes sobre como começar a desenvolver e testar seu aplicativo.
A versão do Android 13 Beta 1 está disponível para dispositivos Google Pixel compatíveis e o Android Emulator. Mais detalhes sobre o lançamento do Android 13 Beta 1 de hoje no blog dos desenvolvedores do Android.
Lançamento do Android 13 Beta 1 mantém o foco na privacidade e segurança
Com a chegada do Android 13 Beta 1, os telefones Pixel agora podem editar rapidamente o conteúdo da área de transferência, com uma sobreposição semelhante a uma captura de tela.
Nos últimos anos, ao fazer uma captura de tela em um telefone Pixel, você verá uma sobreposição no canto da tela mostrando uma prévia do que você capturou. Além da visualização, você também recebe um botão de edição para cortar ou desenhar sobre a captura de tela, bem como a opção de compartilhá-la imediatamente.
O Google agora está reutilizando esse padrão de design no Android 13, como visto quando você copia qualquer texto ou imagem para a área de transferência. No caso de texto, você verá uma visualização ampliada do que copiou junto com um botão de edição. Como seria de esperar, isso abre uma visualização de editor de texto muito simples, onde você pode ajustar o texto. Isso pode ser útil para remover partes indesejadas de URLs que você copiou, como remover identificadores de compartilhamento do Twitter.
Se o texto copiado contiver algo como um link ou um número de telefone, você receberá uma ou mais ações rápidas, como abrir uma página no Chrome ou enviar uma mensagem de texto.