Lançamento do DXVK 1.7 utiliza novas extensões do Vulkan e correções de jogos

DXVK 2.3 melhora o desempenho e traz a opção opção “hideNvidiaGpu”
DXVK

Acaba de ser anunciado o lançamento da nova versão do DXVK 1.7, que fornece a implementação do DXGI (DirectX Graphics Infrastructure), Direct3D 9, 10 e 11, que funciona através da tradução de chamadas para a API Vulkan. Além disso, o projeto é alavancado por empresas como o Steam Play para executar jogos modernos do Windows no Linux.

Embora o DXVK ainda seja usado principalmente no Steam Play, não é o único lugar em que os usuários do Linux podem tirar proveito dessa fantástica tecnologia. Ele também traz a implementação D3D11 baseada em Vulkan para Linux e Wine. Assim, melhora o desempenho e otimização ao executar jogos do Direct3D 11 no Wine, pois também fornece suporte para o Direct3D9.

Lançamento do DXVK 1.7 utiliza novas extensões do Vulkan e correções de jogos

CodeWeavers trabalha no suporte à memória compartilhada da Vulkan no Wine

O DXVK 1.7 utiliza a nova extensão VK_EXT_custom_border_color para corrigir problemas em jogos como o Crysis e o Halo 2 Vista. O VK_EXT_robustness2 chegou como uma nova extensão a partir do mês passado. Além disso, também é usado agora para melhor corresponder à semântica de acesso fora dos limites do Direct3D 11. O suporte a essas novas extensões requer o Wine 5.8+, o mais recente código Mesa 20.2-devel ou o mais recente NVIDIA Vulkan beta.

O DXVK 1.7 também tem várias correções específicas para jogos como Fallout New Vega, GTA IV, Halo Custom Edition, Cloudpunk, World of Warcraft e outros jogos. Várias otimizações também estão presentes.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

  • Algumas funcionalidades do DXGI 1.6 foram implementadas, que serão usadas em versões futuras do World of Warcraft.
  • Corrigidos erros de verificação do Vulkan no Cloudpunk e em outros jogos que usam incorretamente o buffer de recursos.
  • Corrija os problemas de compilação no GCC 10.1.
  • Corrigidos vários problemas associados ao D3D9.
  • Opção dxgi.tearFree reprojetada.
  • Corrigidos problemas nos jogos Fallout New Vegas, Freelancer, GTA IV e Halo Custom Edition.
  • O suporte à criação do Winelib foi descontinuado. Agora é necessário MinGW para criar o DXVK.

Como adicionar suporte ao DXVK no Linux?

Para usar o DXVK, são necessários drivers com suporte à API Vulkan 1.1, como AMD RADV 18.3, NVIDIA 440.66, Intel ANV 19.0 e AMDVLK.

O DXVK pode ser usado para executar aplicativos e jogos 3D no Linux usando o Wine, atuando como uma alternativa de alto desempenho à implementação do Direct3D 11 incorporada ao Wine em execução no OpenGL.

O DXVK requer a versão estável mais recente do Wine para ser executada. Portanto, se você não tiver este instalado, precisa fazer o download do pacote DXVK estável mais recente, e o encontramos no link a seguir.

wget https://github.com/doitsujin/dxvk/releases/download/v1.7.0/dxvk-1.7.0.tar.gz

Depois de fazer o download, agora vamos descompactar o pacote recém-obtido, isso pode ser feito no ambiente da área de trabalho ou no mesmo terminal, executando o seguinte comando:

tar -xzvf dxvk-1.7.0.tar.gz

Em seguida, acessamos a pasta com:

cd dxvk-1.7.0

E nós executamos o comando sh para executar o script de instalação:

sudo sh setup-dxvk.sh install
setup-dxvk.sh install –without-dxgi

Como você vai ver, o DXVK contém duas outras DLLs para 32 e 64 bits.

Para 64 bits, os colocamos em:

~/.wine/drive_c/windows/system32/

OU

/home/”usuario”/.wine/drive_c/windows/system32/

E para 32 bits em:

~/.wine/drive_c/windows/syswow64

OU

/home/”usuario”/.wine/drive_c/windows/system32/

Mais detalhes sobre o lançamento do DXVK 1.7 no GitHub do projeto.