Para quem procura um bom sistema operacional baseado em Linux para ter facilidade ao assistir programas de TV e Streaming, acaba de chegar o LibreELEC 12. Este é um JeOS (Just Enough Operating System) para dispositivos embarcados a construído a partir do OpenELEC. Além disso, usa como base o software de home theater Kodi. O LibreELEC 12 adiciona suporte ao Raspberry Pi 5.
O LibreELEC 12 é uma grande atualização que adiciona suporte para novos dispositivos e novos recursos. Para começar, ele vem com o kernel Linux 6.6 LTS com suporte a longo prazo e baseado no mais recente software de centro de mídia Kodi 21 “Omega”.
Se você achou que demorou a atualizar, saiba que o LibreELEC 12 chegou mais de um ano após o LibreELEC 11. Assim, a principal novidade é o suporte para o computador de placa única Raspberry Pi 5.
LibreELEC 12 adiciona suporte ao Raspberry Pi 5
O LibreELEC 12 também porta muitos dos dispositivos suportados para a arquitetura de 64 bits, incluindo o Raspberry Pi 4 e o Raspberry Pi 5. Falando sobre placas Raspberry Pi, a nova versão LibreELEC requer a opção ou em config.txt para decodificação H.264 HW 50/60fps para evitar problemas de sincronização AV / pular.force_turbo=1core_freq_min=500
Embora a imagem LibreELEC Generic execute a mesma pilha de gráficos GBM/V4L2, ela agora suporta HDR com GPUs AMD e Intel recentes. Além disso, agora há uma imagem herdada genérica que executa a pilha de gráficos X11 mais antiga para permitir que os usuários atualizem entre as imagens GBM e X11, evitando problemas.
No entanto, os devs informam aos usuários que a imagem herdada genérica só deve ser usada se você precisar de suporte para GPUs NVIDIA, o complemento do navegador Chrome ou se você vir falhas gráficas em hardware mais antigo, por exemplo, NUC 6th Gen.
Anúncio de lançamento
“No último ano, a NVIDIA fez progressos em seu suporte a padrões gráficos modernos. Os drivers agora são compatíveis com o GBM, mas ainda têm dependências no Wayland que não usamos, e o Kodi não tem nenhum plano para suportar a decodificação NVDEC proprietária (mas o VDPAU permanece). Ainda recomendamos que os usuários evitem investir em GPUs NVIDIA”, diz a página de anúncio do lançamento.
Por fim, o LibreELEC 12 melhora o suporte para dispositivos Amlogic S905, S905X/D e S912 com novos recursos como reprodução e busca H.264, reprodução e busca HEVC, suporte a HDR com mídia HEVC/VP9 em dispositivos S905X/D e S912, bem como PCM multicanal e suporte a áudio de passagem em HDMI de até 7,1 canais.
Como obter o LibreELEC 12?
LibreELEC 12 está disponível para download agora mesmo no site oficial para vários dispositivos, incluindo placas Raspberry Pi, Allwinner, Rockchip, Amlogic e NXP, bem como para computadores genéricos que usam placas de vídeo AMD ou Intel.
As instalações existentes do LibreELEC 11 não serão atualizadas automaticamente para a nova versão. Portanto, os usuários terão que fazer uma atualização manual seguindo estas instruções. Além disso, aqueles que executam o LibreELEC 10 ou versões anteriores devem fazer uma instalação limpa devido às mudanças do Python 3 desde o Kodi 19.
Além disso, os usuários do LibreELEC 11 que usam o Widevine DRM em um dispositivo de 64 bits precisarão reinstalá-lo devido à arquitetura alterada. Lembramos aos usuários que o Widevine DRM é necessário para vários complementos de streaming de vídeo protegidos contra cópia, como Prime Video, Netflix, etc.