O LibreOffice 6.4 foi finalmente lançado hoje como a mais recente atualização de recursos desse pacote de escritório de código aberto e cross-platform, ou seja, com versões para Mac, Windows e Linux. A melhoria do desempenho do programa é o que vem chamando a atenção dos usuários que já estão experimentando esta versão.
Portanto, o desempenho foi o grande foco da versão 6.4. Em particular, a partir do anúncio do programa:
uma nova versão principal que oferece melhor desempenho, especialmente ao abrir e salvar planilhas e apresentações, e excelente compatibilidade com arquivos DOCX, XLSX e PPTX. Além disso, há melhorias de desempenho na interface do usuário e no manuseio de arquivos.
LibreOffice 6.4 é lançado com grande performance
Assim, o LibreOffice 6.4 tem um tratamento mais forte dos arquivos do Microsoft Office que os desenvolvedores dizem ser agora “suporte quase perfeito”.
Além disso, o LibreOffice inclui filtros para muitos formatos de documentos herdados e, como tal, é a melhor ferramenta de interoperabilidade do mercado.
O LibreOffice 6.4 também inclui:
- um gerador de código QR;
- Ícones de aplicativos foram adicionados às miniaturas de documentos dentro do Start Center, facilitando o reconhecimento dos diferentes tipos de documentos;
- Os menus de contexto de hiperlink foram unificados em todo o conjunto e agora fornecem as seguintes entradas de menu: Abra o hiperlink, edite o hiperlink, copie o local do hiperlink e remova o hiperlink.
- suporte para marcar comentários respondidos no Writer;
- suporte para exportar planilhas do Calc em uma única página PDF;
- melhorias de manipulação on-line e muito mais.
Saiba mais sobre a versão de hoje do LibreOffice 6.4 no blog The Document Foundation e as notas de versão para uma visão mais aprofundada de todas as alterações.
As surpresas não acabam por aí. Estará chegando em alguns meses o LibreOffice 7.0. Atualmente, ele está em desenvolvimento com o codinome LobreOffice 6.5 e virá com o com o chamado Skia e o suporte ao Vulkan.
Fonte: Phoronix