O líder do projeto Fedora, Matthew Miller, foi ao Twitter neste final de semana e postou uma série de mensagens dando opiniões pessoais em relação ao conjunto de drivers proprietários da NVIDIA. Matthew incentivou a empresa a ser mais parecida com a Intel e a AMD em relação ao suporte a drivers de código aberto. Portanto, o líder do projeto Fedora critica a NVIDIA sobre seus drivers proprietários do Linux.
Além disso, Matthew Miller detalhou sua opinião sobre como, com o Fedora e outros sistemas baseados em Linux, todos estão “construindo um bem comum e compartilhado – algo que pertence a todos nós”. Além disso, para ele, estamos criando um “bem público digital”. Enquanto a Intel e a AMD apoiam os drivers de código aberto e contribuem fortemente para os componentes upstream do Linux, a NVIDIA é o estranho. Ele reconhece que o Fedora e Red Hat e outros fizeram “um monte de curvas extras” para melhorar a experiência do driver proprietário da NVIDIA no Linux, mas é menos do que desejável.
Líder do projeto Fedora critica a NVIDIA sobre seus drivers proprietários do Linux
Poderíamos fazer uma coisa especial que detecta o hardware da Nvidia e faz um manuseio especial para esconder a falta de suporte da Nvidia. Porém, isso *realmente* esconde que não temos que fazer isso pelos outros. E que o tempo finito disponível para desenvolvedores de código aberto poderia ser melhor gasto trabalhando em gráficos Intel e AMD.
Ele também chamou os engenheiros da NVIDIA para contribuir com o driver Nouveau de código aberto. Este é bastante inútil para suas GPUs modernas devido à falta de suporte a re-clocking e obstáculos em torno de imagens de firmware assinadas.
Aqui está o enigma com drivers @Nvidia no Linux, em um thread. Eu tenho uma perspectiva do Fedora, obviamente, mas acho que é um problema compartilhado. (desabafo que não vou me dar ao trabalho de contar ou numerar).
Se você trabalha na Nvidia e vê isso, talvez possa fazer a diferença. Vamos, junte-se a nós! Trabalhe diretamente no driver Nouveau para que funcione apenas no novo hardware. Faça com que tenha o melhor desempenho possível — você conhece seu próprio hardware!
Na verdade, ele fez uma série de twitts expondo toda a questão. Então, fique atento. Quem quiser ver o tópico completo sobre a reclamação contra a Nvidia por parte do líder do projeto Fedora, deve acessar este link no Twitter.
Via Phoronix