Uma mera e simples fábrica de sistemas operacionais. É nisto que pode se tornar o Projeto Fedora, segundo o próprio líder do mesmo, Matthew Miller. Ele compartilhou sua visão para o Fedora na próxima década e está incentivando discussões sobre a direção dessa distribuição Linux patrocinada pela Red Hat nos próximos cinco a dez anos. Assim, o líder do Projeto Fedora defende que ele se torne uma “fábrica de sistemas operacionais”.
Líder do Projeto Fedora defende que ele se torne uma “fábrica de sistemas operacionais” a partir de novas implementações
A FPL vê uma rota para o Fedora se tornar uma “fábrica de sistemas operacionais” construída com base nos sucessos das várias edições do Fedora. Com as crescentes edições e sabores do Fedora, do Fedora Silverblue à IoT e outros, Matthew Miller espera um redesenho do GetFedora.org para mostrar melhor as versões atuais e futuras do Fedora para melhor expô-las a novos usuários. Além disso, ele gostaria de promover as ferramentas do Fedora para os usuários que desejam criar novas rotações.
Matthew Miller também gostaria de enfatizar a integração melhorada com os formatos de pacotes nativos do idioma. Da mesma forma, a melhor interação com o código dos repositórios Git do que apenas os lançamentos tarball.
Uma terceira ênfase de Miller que ele gostaria que acontecesse na próxima década está aumentando o projeto em mais áreas do que apenas codificação e embalagem. Em particular, ele gostaria de aumentar a documentação do Fedora e apoiar comunidades em todo o mundo.
Fedora, a evolução
Como é um novo ano e uma nova década [*], parece uma boa hora para olhar para frente e conversar sobre o que queremos que o Projeto Fedora seja nos próximos cinco e até dez anos, disse Matthew Miller.
O Fedora certamente evoluiu muito desde seus primeiros dias. E certamente continuará evoluindo ao longo da próxima década, em sintonia com o ecossistema Linux de código aberto upstream.
Sua discussão inflamada sobre o Fedora para a década de 2020 pode ser encontrada na lista de desenvolvimento do Fedora.