O C# da Microsoft sempre foi uma linguagem popular graças aos desenvolvedores .NET. Porém, este ano viu um aumento surpreendente na popularidade. O CEO da Tiobe Software, Paul Jansen, diz que C# é “de longe o candidato mais provável” a ser nomeada sua linguagem de programação do ano, dada a linguagem que teve o maior aumento nas classificações em um determinado ano.
A Linguagem C# foi projetado por Anders Hejlsberg da Microsoft e lançado em 2000. Em novembro, a Microsoft lançou o C # versão 10 junto com o .NET 6 para Linux, macOS e Windows, bem como o Visual Studio 2022, sua primeira versão de 64 bits do Visual Studio. A versão .NET também oferece suporte nativo para Apple Arm64 Silicon e Windows Arm64.
C# é atualmente a quinta linguagem mais popular nas classificações do Tiobe, que são baseadas em consultas que engenheiros e desenvolvedores fazem em sites e mecanismos de pesquisa populares. Alcançou sua classificação mais alta – número três – em 2012, mas o interesse parece estar crescendo novamente.
“É interessante notar que o C # nunca ganhou o prêmio de” Linguagem de programação de índice TIOBE do ano “durante seus 21 anos de existência, embora tenha estado entre os 10 primeiros nas últimas 2 décadas”, disse Jansen.
Linguagem de programação C# volta a ganhar popularidade
Atualmente, a linguagem mais popular no índice Tiobe continua sendo Python, seguida por C, Java e C ++. Completando os 10 principais estão Visual Basic, JavaScript, linguagem Assembly, SQL e Swift.
No mês passado, Jansen apontou o declínio lento, mas constante, do PHP como uma linguagem popular . Ficou na 10ª posição em novembro e está na 12ª posição em dezembro.
Colaboradores de PHP, incluindo o criador de IDE JetBrains, anunciaram a criação da PHP Foundation no mês passado, que é uma oferta coletiva para garantir o futuro da linguagem de script. Ele foi criado em resposta à saída de um contribuidor que quase exclusivamente mantinha os componentes principais do PHP.
Linguagem de programação PHP quer resolver problema de falta de desenvolvedores
A PHP, uma das linguagens de programação mais populares, terá o suporte de uma nova fundação que visa garantir seu futuro. A linguagem PHP foi criada por Rasmus Lerdorf em 1995 e é uma linguagem popular para aprender. Segundo dados da W3Techs, ela é utilizada por cerca de 78% dos sites mundiais. Portanto, é muita coisa, com amplo alcance mundial.
A JetBrains, a empresa por trás do Java IDE Intellij IDEA, foi quem anunciou esta semana a nova Fundação PHP. “É o compromisso de várias empresas que ajudarão a financiar o desenvolvimento futuro do PHP, incluindo Automattic, Laravel, Acquia, Zend, Private Packagist, Symfony, Craft CMS, Tideways e PrestaShop” e também JetBrains.
Via ZDNet