As atualizações do subsistema de rede estão ocupadas como sempre com cada janela de mesclagem do kernel Linux. Jakub Kicinski apresentou recentemente as atualizações de rede para o kernel Linux 5.18 em desenvolvimento. Como de costume, as mudanças são uma mistura de novo suporte de hardware, várias melhorias de protocolo e otimizações de rede. Assim, o kernel Linux 5.18 tem mudanças de rede e novo suporte de hardware Wi-Fi ou com fio.
Em relação ao WiFi, agora há suporte para hardware sem fio Mediatek MT7916 e MT7921U no driver MT76. Enquanto isso, o driver BRCMFMAC adicionou suporte para Broadcom BCM43454/6 WiFi. O driver Intel IOSM adicionou suporte para a placa Intel M.2 7360 WWAN. Há também muitos novos suportes de hardware de rede com fio, incluindo para Realtek RTL83675 e RTL8367RB-VB, switches Microchip KSZ8563, Netronome NFP3800 SmartNICs, Fungible SmartNICs e switches Mediatek MT8195.
Alguns dos destaques de rede do Linux 5.18 estão abaixo
Alguns dos outros trabalhos de driver incluem manipulação XDP multi-buffer no driver Mellanox MLX5, o driver Realtek R8169 agora habilitará economia de energia ASPM L1.2 se o fornecedor do sistema sinalizar que é seguro, portas RJ45 manipulando no driver Mellanox MLXSW, descarregando funcionam para o código do driver Marvell Presetera Ethernet, várias adições Intel WiFi (IWLWIFI), detecção de radar de fundo para o driver Mediatek MT76, o driver Realtek RTW89 adiciona suporte ao modo AP e cobertura de banda de 6 GHz.
A maioria dos ciclos do kernel do Linux também vê o novo trabalho do (e)BPF e para o Linux 5.18 esse é o caso. (e) O BPF adicionou um alocador de empacotamento para imagens BPF JIT e pode levar a um uso de memória mais eficiente, menor pressão de TLB de instrução e outros benefícios. O BPF também adiciona suporte para JIT’ing de operações atômicas add/and/or/xor/xchg no AArch64. Há também melhorias na API libbpf e uma série de outras melhorias.
Linux 5.18 tem mudanças de rede e novo suporte de hardware Wi-Fi ou com fio
Há também um trabalho interminável em otimizações de desempenho de rede Linux. Para o Linux 5.18, há otimizações de transferência UDP IPv6, gerando uma melhoria de até 5% em um dispositivo de rede fictício. Além disso, há ajustes no tamanho do pacote TSO para que links de latência muito baixa, como os dos data centers, sempre possam enviar superquadros TSO de tamanho completo. Enquanto isso, o caminho de desmontagem do netns é até cinco vezes mais rápido, além de ter menor uso de memória. Dentro do código Ethernet Intel também é melhorado o desempenho AF_XDP.
Consulte este pull request para obter a variedade completa de atualizações de rede para Linux 5.18.
Via Phoronix