O segundo candidato a lançamento semanal do Linux 5.6 já está disponível. E, no geral, esta é uma versão de teste bastante tranquila, com algumas atualizações de ferramentas e documentação. Assim, o Linux 5.6-rc2 acaba de ser lançado com algumas novidades.
Linux 5.6-rc2 lançado com atualização de ferramentas
Mais da metade das alterações no Linux 5.6-rc2 equivalem a atualizações de documentação e, do restante, uma boa parte é de atualizações de ferramentas em torno do subsistema perf.
Quando se trata de atualizações do código real do kernel, há atualizações da série Intel ICE E800, várias correções de gráficos/DRM e outras correções após o fechamento na semana passada da janela de mesclagem do Linux 5.6.
No geral, o Linux 5.6-rc2 é bastante bom e, se o ciclo continuar assim, pode ser um lançamento pontual sem intercorrências no final de março. No entanto, por várias vezes, vimos antes um ciclo do kernel começar a ser bem tranquilo para só depois ser bombardeado com muitas correções mais tarde. Portanto, é esperar para ver.
O breve comentário de Torvalds sobre o Linux 5.6-rc2 lançado pode ser lido aqui.
(…) na verdade são atualizações de documentação, porque os documentos do kvm foram transformados em RST. Outro aspecto notável são apenas as atualizações de ferramentas, que são cerca de 50/50 das atualizações do perf (muitas delas devido à sincronização do arquivo de cabeçalho) e – novamente – atualizações kvm.
Mas se você ignorar essas partes, e olhar apenas o código real do kernel, as coisas parecem um pouco mais calmas. O volume maior acaba recaindo sobre as atualizações de driver (driver intel “ice” – série E800 – se destaca) com a GPU atualizando um segundo próximo (i915, amd, panfrost). Há algumas outras atualizações de driver lá também, mas elas estão principalmente escondidas em comparação com os subsistemas de rede e gpu: rdma, som, acpi, bloco, gpio etc. Fora dos drivers, há o habitual número de mudanças por todo o lado. Sistemas de arquivos (nfs, ext4, ceph, cifs, btrfs), atualizações de arquitetura (x86, arm) e algum código principal (agendamento, rastreamento, rede, io_uring). O atalho é anexado. Você pode ter uma ideia dos detalhes digitalizando-o. Vá em frente e teste. afirmou Linus.
Veja nossa visão geral dos recursos do Linux 5.6 para aprender sobre todas as grandes mudanças que vêm com esta atualização do kernel.