Se você está usando o kernel Linux 6.0, fique muito atento pois esta versão acaba de chegar ao fim da vida útil, É que acaba de sair a última versão desta série, com o kernel Linux 6.0.19. Portanto, esta é a última atualização estável da série, que não receberá mais segurança e correções de bugs. Então, chegou a hora de dizer adeus à série de kernel Linux 6.0, pois agora está como EOL (End of Life) no site kernel.org. Isso significa que não haverá mais qualquer tipo de atualização.
O kernel Linux 6.0 foi lançado há cerca de três meses em 2 de outubro de 2022, com novos recursos como suporte para autenticação em banda NVMe, gravações em buffer assíncronas ao usar XFS e io_uring, suporte para transmissão de rede de cópia zero io_uring ou suporte para barramentos PCI nas arquiteturas OpenRISC e LoongArch.
Ele também trouxe melhorias para as arquiteturas de hardware RISC-V e AArch64 (ARM64), recursos novos e aprimorados para os sistemas de arquivos Btrfs e OverlayFS, bem como drivers novos e atualizados para suporte de hardware de alto nível.
Por que o kernel Linux 6.0 chega ao fim da vida útil depois de pouco tempo?
Infelizmente, o kernel Linux 6.0 é um ramo de curta duração, não um LTS (Long-Term Support). Sendo assim, ele só tem suporte com atualizações de manutenção por alguns meses. Então, o kernel Linux 6.0 chegou ao fim de sua vida útil com a atualização 6.0.19, que é o último lançamento estável da série.
Os mantenedores da distribuição GNU/Linux e os usuários que usam a série de kernel Linux 6.0 agora devem atualizar para uma versão mais recente, como o kernel Linux 6.1. Esta versão também acaba de ter uma atualização para a versão 6.1.5 para aqueles interessados ??em atualizar seus kernels. A vantagem deste, é que o kernel tem manutenção extendida.
“Estou anunciando o lançamento do kernel 6.0.19. Observe que esta é a ÚLTIMA versão do kernel 6.0.y. Todos os usuários devem mudar para o branch 6.1.y neste momento, já que este branch está no fim de sua vida útil”, disse o renomado mantenedor do kernel Greg Kroah-Hartman.
Atualização deve ser feita logo
Sem mais delongas, considere atualizar para o kernel Linux 6.1 o mais rápido possível. A maioria das distribuições de lançamento contínuo como Arch Linux ou openSUSE Tumbleweed (e seus derivados) já o estão usando, então isso não deve ser um problema.
O kernel Linux 6.1 também deve chegar em breve nos repositórios de software estáveis do Fedora Linux. No entanto, os usuários do Ubuntu precisarão instalá-lo usando alguns mecanismos do como o XanMod Kernel.