Um dos novos recursos do Linux 6.1 foi definido para habilitar o suporte HID ++ para todos os dispositivos Logitech Bluetooth por padrão, em vez da atual habilitação por dispositivo. Mas essa mudança acabou sendo muito oportunista e agora, dias antes da estreia estável do Linux 6.1, foi revertida.
HID++ é o protocolo da Logitech construído sobre o HID e usado pela maioria dos teclados/mouses da Logitech há anos. O HID++ oferece mais funcionalidades do que o protocolo HID padrão, como suporte a perfis integrados, feedback de força, efeitos RGB, rolagem de alta resolução, controles reprogramáveis e muito mais. A esperança era habilitar o HID ++ por padrão para todos os dispositivos Logitech Bluetooth, e foi o que aconteceu durante a janela de mesclagem do Linux 6.1 e nos dois meses desde que essa alteração foi mesclada.
Mas hoje essa mudança foi retirada, pois para um subconjunto de usuários com mouses Logitech, o Linux 6.1 os deixaria com um mouse que não funcionava.
Linux 6.1 retira Logitech Bluetooth HID++ devido a problemas
Quando se tratava da ativação geral do HID++ para dispositivos Logitech Bluetooth, o pensamento/esperança era que, se o dispositivo não oferecesse suporte ao HID++, ele retornaria ao driver HID simples. Mas, na prática, isso não está funcionando como planejado, levando a essa alteração de última hora, retirando o recurso do Linux 6.1.
Uma solicitação pull de correção de regressão HID foi emitida hoje que observou: “correção de regressão (reversão) para manipulação abrangente de dispositivos Logitech HID ++ Bluetooth; há dispositivos que não funcionam com isso e a causa raiz ainda não foi devidamente entendido. Portanto, estamos descartando-o por enquanto e será revisitado para 6.2 ou 6.3”
O pull já foi mesclado e com reversão sobre o problema:
O hid-logitech-hidpp agora se liga a todos os mouses bluetooth, mas há casos em que o hid-logitech-hidpp simplesmente desiste do mouse. Isso leva o usuário final a um mouse morto.Dado que estamos em -rc8, estamos definitivamente muito atrasados para encontrar uma correção adequada. Já identificamos 2 problemas menos de 24 horas após o relatório do bug. Um em que ->match () nunca foi projetado para ser usado em nenhum outro lugar que não seja hid-generic, e o outro que hid-logitech-hidpp tem casos de canto em que desiste de dispositivos que não deveria.Portanto, não temos escolha a não ser adiar este patch para o próximo lançamento do kernel.
Espera-se que a mudança seja repetida para o Linux 6.2, mas pode ser adiada para 6.3, dependendo de como os testes forem e encontrar uma solução adequada.