Linux 6.11 terá suporte de áudio Intel Panther Lake

Kernel Linux 6.11-rc3 aumenta desempenho do Intel EMR e corrige PTI de 32 bits para Meltdown

O novo kernel Linux 6.11 terá suporte de áudio Intel Panther Lake. É isso mesmo. Os responsáveis pelo desenvolvimento do kernel Linux já começam lentamente a dar os primeiros passos no fornecimento de suporte ao Panther Lake. E eles têm muito tempo para isso, pois os novos processadores Intel Panther Lake não chegarão até pelo menos meados de 2025, ou seja, daqui a mais ou menos um ano.

Por outro lado, os engenheiros Linux já possuem grande parte do suporte a Arrow Lake e Lunar Lake em ordem. O principal desafio do Lunar Lake ainda sendo resolvida são os gráficos Xe2.

Desde a semana passada, dentro do código “for-next” do subsistema de som do kernel está o suporte de áudio inicial para as plataformas Panther Lake. Este suporte de áudio Panther Lake, por sua vez, aterrissará com o próximo ciclo Linux 6.11.

Linux 6.11 terá suporte de áudio Intel Panther Lake

Este é apenas o início do upstreaming do Intel Panther Lake Linux com muito mais código esperado ao longo dos ciclos seguintes do kernel. Ativar o suporte de áudio Panther Lake requer apenas um novo ID de dispositivo PCI (0xe428) dentro do driver Intel HDA e com o lado de configuração Intel DSP para Sound Open Firmware (SOF) ele está tomando os mesmos caminhos de código que o Lunar Lake. Então, no geral, apenas um pequeno começo para o trabalho de ativação do Intel Panther Lake acontecer para o kernel Linux antes do lançamento do produto no próximo ano.

Os patches de áudio “PNL” do Intel Panther Lake estão na ramificação do Git do sound.git até que a janela de mesclagem do Linux 6.11 seja aberta em meados de julho.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile