Linux Containers desenvolve fork do Projeto LXD com o "Incus"

Logotipo da Canonical, representando a empresa por trás do Ubuntu e de projetos como o Mir e o Wayland
Canonical traz OpenStack para nuvens de pequena escala

Após a Canonical decidir assumir o controle do projeto LXD e a manutenção do LXD ser limitada aos funcionários da Canonical, o projeto Linux Containers anunciou a bifurcação do LXD como Incus.Incus é um fork do projeto LXD criado por Aleksa Sarai, o desenvolvedor conhecido por seu trabalho em runc e outros projetos OpenContainers. Portanto, o Linux Containers desenvolve fork do Projeto LXD com o “Incus”.

Linux Containers desenvolve fork do Projeto LXD com o "Incus"

Aleksa iniciou este fork devido à recente decisão da Canonical de tirar o LXD do guarda-chuva Linux Containers. O Incus agora se tornará uma alternativa totalmente liderada pela comunidade ao LXD e hospedada em Linux Containers.

Linux Containers desenvolve fork do Projeto LXD com o “Incus”

“O objetivo da Incus é fornecer uma alternativa totalmente liderada pela comunidade ao LXD da Canonical, além de fornecer uma oportunidade para corrigir alguns erros cometidos durante o desenvolvimento do LXD que não puderam ser corrigidos sem quebrar a compatibilidade com versões anteriores. Além de Aleksa, oprimeiro O conjunto de mantenedores da Incus incluirá Christian Brauner, Serge Hallyn, Stéphane Graber e Tycho Andersen, incluindo efetivamente toda a equipe que criou o LXD. Não há umroteiro claramente definido neste momento. A Incus acompanhará as mudanças que acontecem no LXD e provavelmente no tempo divergem dele à medida que diferentes decisões são tomadas. Uma versão estável do Incus provavelmente daqui a alguns meses, então os usuários existentes do LXD não devem se apressar para encontrar uma maneira de migrar ainda!”

Mais detalhes sobre o projeto Incus por meio do anúncio em LinuxContainers.org.

A manutenção do LXD está limitada aos funcionários da Canonical

No início deste mês, a Canonical assumiu o controle do projeto LXD. Como outra etapa para aumentar o controle sobre essa extensão de gerenciamento de contêiner para Linux Containers (LXC), agora aparentemente limita os direitos de manutenção do LXD apenas aos funcionários da Canonical.

Os desenvolvedores do LXD que continuaram trabalhando no projeto quando ele era independente ou acompanharam o LXD/LXC depois de deixar a Canonical até agora ainda tinham direitos de manutenção do projeto. Mas como parte da Canonical afirmando mais controle sobre o projeto, agora parece que a manutenção está sendo restrita aos funcionários da Canonical.

Christian Brauner como ex-funcionário da Canonical e desenvolvedor LXC/LXD (entre outros projetos) escreveu no Mastodon:

“Aparentemente, não sou mais um mantenedor do #LXD e nem @stgraber. Portanto, parece que a partir de agora são apenas funcionários da Canonical.Gostaria de ressaltar que antes da Canonical mover o LXD para github.com/canonical/lxd Maintainership era completamente independente da empresa. Se você fosse trabalhar em outro lugar, ainda seria um mantenedor. Como deveria ser com qualquer projeto OSS que funcione bem.”

Stéphane Graber, como líder do projeto Linux Containers, recentemente deixou a Canonical como o outro citado por Brauner como tendo perdido os direitos de mantenedor do LXD.