Linux deve ter uma "tela preta da morte" em substituição à tela azul

Linux deve ter uma "tela preta da morte" em substituição à tela azul

Nada de azul, deixa isso para a Microsoft. Pelo menos é assim que pensam usuários e muitos desenvolvedores do kernel Linux após surgir a informação de que o Linux teria uma tela azul para indicar kernel panic a exemplo do Windows. Portanto, o Linux deve ter uma “tela preta da morte” em substituição à tela azul.

A ideia de uma tela preta e não azul é do engenheiro da Red Hat Javier Martinez Canillas, que foi um dos envolvidos na nova infraestrutura DRM Panic. Segundo ele, também pode ser uma “tela preta da morte”, se assim desejar, e não necessariamente uma tela preta.

Linux deve ter uma “tela preta da morte” em substituição à tela azul

Dadas as reclamações sobre ser muito parecido com o Microsoft Windows após seu recente showcase Linux “Blue Screen of Death” com o novo código de pânico DRM no Linux 6.10+ e suportado por drivers de exibição selecionados do Direct Rendering Manager, Javier mostrou que uma tela preta da morte é possível se assim desejar… Afinal, é tudo de código aberto e, portanto, pode personalizar o conteúdo do seu coração.

Javier postou sua nova tela preta da morte exemplo Linux no Mastodon. Tornar tudo ainda mais interessante é demonstrar este exemplo de pânico de DRM usando uma pequena tela SSD1306.

Novo DRM do Linux Panic “Tela Azul da Morte” em Ação

A solução de “Tela Azul da Morte” para drivers DRM/KMS apareceu na semana passada. O Linux 6.10 está introduzindo uma nova infraestrutura do Panic DRM. Assim, ele será capaz de exibir uma mensagem quando ocorre um pânico. Isso é especialmente importante para aqueles que constroem um kernel sem suporte a VT/FBCON. Neste caso, a visualização da mensagem de pânico do kernel não está facilmente disponível.

Com o Linux 6.10, o código inicial do DRM Panic chegou, bem como a conexão do suporte ao driver DRM/KMS para os drivers SimpleDRM, MGAG200, IMX e AST. Há um trabalho em andamento para estender o suporte ao DRM Panic para outros drivers que provavelmente veremos nos próximos ciclos de kernel para um suporte mais generalizado.

Para quem esteve curioso sobre como o DRM Panic pode ser em ação, o engenheiro da Red Hat Javier Martinez Canillas compartilhou uma foto do DRM Panic “Blue Screen of Death” em ação. Um computador de placa única BeaglePlay foi usado e Javier postou para Mastodon de um exemplo de implementação:

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile