Linux Foundation cria a High Performance Software Foundation (HPSF)

Linux Foundation lança a High Performance Software Foundation
Linux Foundation lança nova organização para manter o TLA+

A Linux Foundation cria a High Performance Software Foundation (HPSF). Dando início a uma emocionante semana de Supercomputing SC23, a Linux Foundation anunciou esta manhã que está formando a High Performance Software Foundation (HPSF) para ajudar a desenvolver uma pilha de software central de código aberto para computação de alto desempenho (HPC). Vários laboratórios nacionais, Intel, NVIDIA e outras partes interessadas já estão envolvidos.

Os membros iniciais que ingressaram na High Performance Software Foundation com a Linux Foundation são: Amazon Web Services, Argonne National Laboratory, CEA, CIQ, Hewlett Packard Enterprise, Intel, Kitware, Lawrence Berkeley National Laboratory, Lawrence Livermore National Laboratory, Los Alamos National Laboratory, NVIDIA, Laboratório Nacional Oak Ridge, Laboratório Nacional Sandia e Universidade de Oregon.

Notavelmente ausente desta lista que inclui Intel e NVIDIA está a AMD. É bastante surpreendente ver que a AMD não está envolvida na High Performance Software Foundation, mas será interessante ver se eles ingressarão mais tarde, caso não tenham sido convidados a participar como membros fundadores.

Linux Foundation cria a High Performance Software Foundation (HPSF)

Linux Foundation cria a High Performance Software Foundation (HPSF).

A High Performance Software Foundation trabalhará em projetos de código aberto como Spack, Kokkos, AMReX, VTK-m, HPCToolkit, E4S, Charliecloud, WarpX e outros códigos orientados para HPC. Os objetivos expressos do HPSF são:

  • Servir como sede neutra para projetos importantes no ecossistema de software de alto desempenho;
  • Promover o uso de projetos HPSF em muitas comunidades e organizações de código aberto;
  • Fornecer um modelo de governação transparente que permita que as partes interessadas do governo, da indústria e do meio académico administrem o ecossistema em conjunto;
  • Fornecer um caminho claro para incubar e integrar novos projetos promissores;
  • Garantir que o software HPC seja acessível e confiável, fornecendo CI e construções prontas para uso;
  • Garantir que o software HPC esteja seguro e pronto para nuvem por meio de colaborações com CNCF e OpenSSF; e
  • Patrocinar eventos e treinamento para desenvolver uma força de trabalho diversificada e qualificada para software no ecossistema HPSF.

Mais detalhes sobre a High Performance Software Foundation através do comunicado de imprensa da Linux Foundation . O site da fundação será HPSF.io. Iniciativa muito interessante, mas, ao mesmo tempo, bastante surpreendente, uma base de software de código aberto focada em HPC não foi estabelecida anos atrás.

Fonte

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile