A Linux Foundation e seus parceiros estão anunciando hoje sua intenção de formar a Open 3D Foundation para ajudar a promover jogos 3D e tecnologias de simulação. Como parte fundamental desta nova Open 3D Foundation, o motor de jogo Lumberyard da Amazon, que começou com base no CryEngine, terá uma cópia licenciada do Apache 2.0 disponibilizada como Open 3D Engine (O3DE).
Uma “versão atualizada” do mecanismo de jogo Lumberyard da Amazon vai formar a base do novo Open 3D Engine mantido pela Open 3D Foundation. A Amazon disponibilizou anteriormente o Lumberyard no GitHub, mantendo uma licença proprietária, mas esta mudança está realmente fazendo com que o Open 3D Engine seja disponibilizado sob uma licença Apache 2.0 e “livre de termos comerciais e fornecerá o suporte e a infraestrutura de uma comunidade de código aberto por meio de fóruns, repositórios de código e eventos de desenvolvedor.”
Linux Foundation cria a Open 3D Foundation
Este novo Open 3D Engine estará disponível no GitHub como o3de/o3de. Isso não deve ser confundido com o projeto de código aberto da própria Intel chamado Open3D (Open3D.org) para lidar com dados 3D e sob uma licença do MIT.
O3DE com este código Lumberyard atualizado tem um novo renderizador “fotorrealístico” multithread, um editor de conteúdo 3D extensível e outros recursos modernos.
Além do Amazon AWS estar envolvido com a nova Open 3D Foundation da Linux Foundation, outros fornecedores notáveis ??envolvidos incluem AccelByte, Adobe, Apocalpyse Studios, International Game Developers Association, Niantic, PopcornFX, Red Hat e Wargaming, entre outros.
O site da Open 3D Foundation foi inaugurado hoje em o3d.foundation.
Será interessante ver como esse Open 3D Foundation e o Open 3D Engine evoluem nos próximos meses. Não houve nenhuma menção real sobre isso ser sobre jogos Linux – embora seja uma iniciativa apoiada pela Linux Foundation – mas sim um movimento sobre a promoção de esforços 3D de código aberto entre os fornecedores.
Outros detalhes
Até o momento, o Amazon Lumberyard se concentrou apenas no suporte a servidor dedicado Linux com suporte a cliente e editor Linux deixado em andamento por anos. Dado que o Amazon Lumberyard não foi amplamente adotado e, da perspectiva da Amazon, o tem usado para tentar impulsionar a tecnologia da AWS e o streaming de jogos do Twitch, é preciso perguntar se esta é apenas a maneira da Amazon de tentar descarregar o desenvolvimento do jogo enigne avançando. Se o O3DE for usado por alguns jogos principais, será interessante ver se há alguma porta Linux para emergir, considerando a falta de portas Linux nos jogos Amazon Lumberyard existentes e o Linux não sendo uma plataforma oficialmente suportada. Amazon Game Studios também não tem lançamento para Linux.
Este esforço do Open 3D Engine apoiado pela Linux Foundation até agora requer Microsoft Windows e Visual Studio.
Via Phoronix