Linux Foundation lança OpenTofu, uma alternativa de código aberto ao Terraform

Linux Foundation lança OpenTofu, uma alternativa de código aberto ao Terraform

Hoje, a Linux Foundation anunciou a formação do OpenTofu, uma alternativa de código aberto à infraestrutura amplamente utilizada do Terraform como ferramenta de provisionamento de código. Anteriormente chamado de OpenTF, o OpenTofu está disponível para a comunidade devido a mudança de licença recentemente anunciada do Terraform, que mudou de uma Licença Pública Mozilla v2.0 (MPLv2) para uma Licença de Fonte Empresarial v1.1, fornecendo a todos uma alternativa confiável e de código aberto sob um modelo de governação neutro.

Embora o Terraform tenha sido fundamental para simplificar o gerenciamento de infraestrutura em ambientes de nuvem, as recentes mudanças de licenciamento levantaram preocupações na comunidade de código aberto. OpenTofu é um sucessor de código aberto do Terraform licenciado por MPLv2 que será orientado pela comunidade, imparcial, em camadas e modular, e compatível com versões anteriores.

Com amplo apoio de líderes do setor como Harness, Gruntwork, Spacelift, env0, Scalr, Digger, Terrateam, Massdriver, Terramate e outros, o OpenTofu recebeu promessas formais abrangendo mais de 140 organizações e mais de 600 indivíduos. OpenTofu garantirá o desenvolvimento contínuo e a disponibilidade de sua base de código e tem um compromisso inicial de um mínimo de 18 desenvolvedores em tempo integral durante pelo menos os próximos cinco anos.

“O lançamento do OpenTofu significa um compromisso coletivo para promover a colaboração e a inovação verdadeiramente abertas no domínio da infraestrutura como código”, disse Jim Zemlin, Diretor Executivo da Linux Foundation. “A dedicação da OpenTofu aos princípios de código aberto ressalta nossa visão compartilhada de fornecer ferramentas acessíveis e confiáveis que capacitam a comunidade tecnológica.”

“Estamos entusiasmados com a iniciativa OpenTofu e ansiosos pela inovação que acontece quando há cooperação entre organizações sob governança aberta”, disse Chris Aniszczyk, CTO da CNCF. “Também esperamos sua colaboração com a comunidade CNCF.”

“Acreditamos que os blocos de construção essenciais da Internet moderna – ferramentas como Linux, Kubernetes e Terraform – devem ser verdadeiramente de código aberto”, disse Yevgeniy (Jim) Brikman, cofundador e CEO da Gruntwork e membro da equipe fundadora do OpenTofu. . “Essa é a única maneira de garantir que estamos construindo nossa indústria sobre bases sólidas e previsíveis. É por isso que estamos tão felizes que o OpenTofu agora faz parte da Linux Foundation: ter este projeto nas mãos de uma fundação, em vez de uma única empresa, significa que o OpenTofu será orientado pela comunidade e verdadeiramente de código aberto – sempre.”

A OpenTofu está comprometida em impulsionar o desenvolvimento aberto e colaborativo de infraestrutura como soluções de código. Para saber mais sobre o OpenTofu, incluindo como se envolver, contribuir e acessar seu repositório, visite o site do OpenTofu e o GitHub.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.