Pelo menos desde o ano passado, um engenheiro do Google trabalha no suporte rumble para os controladores Microsoft mais recentes em conjunto com a equipe Xbox da Microsoft. Esse patch parecia ter caído no esquecimento, mas foi atualizado e enviado no formato “v2” esta semana. Sendo assim, ele passa a permitir que os jogadores do Linux desfrutem da funcionalidade rumble com esses controladores Microsoft mais recentes.
O problema corresponde a uma atualização de firmware em 2021 que alterou o ID do produto Xbox One Wireless Controller e o descritor HID. A equipe do Xbox da Microsoft, então levantada para o engenheiro do Google, Siarhei Vishniakou, rumble também deve funcionar para o controlador Xbox Elite Series 2.
Linux ganha suporte ao Rumble nos mais recentes controladores Xbox da Microsoft
Esses controladores com versões antigas e novas de firmware devem ser suportados por este novo patch de driver Linux “hid-microsoft”.
As combinações de controle do Xbox com suporte testado agora no Linux incluem muitas novidades.
Os controladores testados são:
- ‘controlador sem fio para xbox one’, modelo 1708
- ‘controlador sem fio xbox’, modelo 1914. Isso também é conhecido como ‘série xbox S|X’.
- ‘elite series 2’, modelo 1797.
As configurações testadas são:
- modelo 1708, pid 0x02fd (antigo firmware)
- modelo 1708, pid 0x0b20 (novo firmware)
- modelo 1914, pid 0x0b13
- modelo 1797, pid 0x0b05 (antigo firmware)
- modelo 1797, pid 0x0b22 (novo firmware).
O Google, por sua vez, está trabalhando nas melhorias do controlador de jogos de seus interesses de usuário do Chrome OS.
O patch do driver do Linux revisado pode ser encontrado aqui e esperamos que desta vez seja para a próxima série do kernel (v6.4).
Hangover 0.8.3 lançado para aproveitar aplicativos/jogos do Windows x86/x86_64 no Linux ARM64
Hangover 0.8.3 está agora disponível como a versão mais recente deste projeto de código aberto iniciado por vários desenvolvedores do Wine para facilitar o caminho para a execução de jogos e aplicativos Windows x86/x86_64 no Linux sob AArch64 (64-bit Arm), bem como outros possíveis arquiteturas como POWER9 e RISC-V.
No início deste ano, o desenvolvimento do Hangover foi reiniciado após o lançamento do Wine 8.0, onde o suporte WoW64 foi feito em boa ordem para permitir que módulos PE de 32 bits chamem bibliotecas Unix de 64 bits. Por sua vez, isso evita a necessidade de bibliotecas Unix de 32 bits para aplicativos Wine com Windows x86.
No mês passado, vimos o Hangover 0.8.1 lançado como o primeiro lançamento alfa deste software focado em WoW64. Hoje marca o segundo lançamento do Hangover. Como lembrete, o Hangover usa o Wine WoW64 mais um emulador como QEMU para executar binários ARM32 em binários x86_64, x86_64 ou i386 em ARM64 etc. dll para emulação ARM32.
Downloads e mais detalhes sobre Hangover 0.8.3 via GitHub.
O início desta semana também marcou o lançamento do FEX 2303 como outra solução para este problema e o FEX-Emu está focado na execução de binários Linux x86/x86_64 no AArch64, incluindo Steam Play (Wine/Proton) para desfrutar de aplicativos/jogos do Windows com mais facilidade no braço de 64 bits.