O kernel Linux 5.0 acaba de anunciar uma nova versão candidata a lançamento. Assim, o Linux Kernel 5.0 RC3 é lançado.
A família Linux de sistemas operacionais é baseada nesse kernel e implantada em sistemas de computador tradicionais, como computadores pessoais e servidores, geralmente na forma de distribuições Linux e em vários dispositivos incorporados, como roteadores, pontos de acesso sem fio, PBXs, caixas de topo, receptores FTA, TVs inteligentes, PVRs e dispositivos NAS.
O sistema operacional Android para tablets, smartphones e smartwatches usa serviços fornecidos pelo kernel do Linux para implementar sua funcionalidade. Embora a adoção em computadores desktop seja baixa, os sistemas operacionais baseados em Linux dominam praticamente todos os outros segmentos da computação, de dispositivos móveis a mainframes.
A partir de novembro de 2017, todos os 500 supercomputadores mais poderosos do mundo usam o Linux.
O kernel do Linux foi concebido e criado em 1991 por Linus Torvalds para seu computador pessoal e sem intenções de plataforma cruzada, mas desde então tem expandido para suportar uma enorme variedade de arquiteturas de computadores, muito mais do que outros sistemas operacionais ou kernels.
O Linux rapidamente atraiu desenvolvedores e usuários que o adotaram como o kernel para outros projetos de software livre, notavelmente o Sistema Operacional GNU. O kernel Linux recebeu contribuições de quase 12.000 programadores de mais de 1.200 empresas, incluindo alguns dos maiores fornecedores de software e hardware.
Em nota de lançamento, Linus Torvalds deixou a seguinte mensagem:
Estou mantendo a habitual “tarde de domingo na costa oeste dos EUA”cronograma de lançamento, mesmo que já seja na segunda-feira à tarde
aqui Nova Zelândia. Estou viajando para a LCA 2019.Esse rc é um pouco maior que o normal. Em parte porque perdi uma solicitação de pull de rede para rc2 e, como resultado, rc3 agora contém _two_ rede puxar atualizações. Mas parte disso também pode ser apenas que demorou um pouco para as pessoas encontrarem e depois consertarem os bugs depois da temporada de feriados.
Então, temos mais commits do que o usual para rc3, embora certamente não quebrando qualquer registro. E as coisas parecem bastante normais, exceto que o diffs são extraordinariamente grandes no departamento de ferramentas, com muito bpf
adições de teste.No lado do “kernel propriamente dito”, as coisas parecem bastante normais, embora com
a ressalva acima de que temos duas semanas de correções de rede, e que aparece como rede principal e atualizações de driver de rede.Mas também temos outras atualizações de driver (gpu, rdma, scsi, crypto, acpi ..) algumas atualizações de arco (principalmente algumas correções mips), e vários correções de sistema de arquivos menores.
O shortport anexado fornece uma visão geral dos detalhes das pessoas que quer rapidamente deslocar para baixo os tipos de coisas que foram corrigidos.
Nada particularmente estranho me parece.” disse Linus.