Linux Mint 20 Beta anuncia lançamento do Warpinator

Linux Mint 20 Beta anuncia lançamento do Warpinator
Imagem: Divulgação.

Como já informamos em nosso site, o sistema operacional Linux Mint 20 “Ulyana” já está disponível  para download neste fim de semana. A distribuição é baseada no conjunto de pacotes Ubuntu 20.04 LTS. Porém, há mais uma novidade revelada neste domingo. Além de se basear novamente no 20.04 LTS, o Linux Mint 20 beta apresenta uma nova ferramenta original chamada Warpinator.

O objetivo da ferramenta é facilitar a transferência de arquivos de rede, dando melhor suporte para o NVIDIA Optimus, o ambiente de desktop Cinnamon 4.6. Da mesma forma,  há melhorias na coleção XApps, uma nova interface de usuário para instalação do pacote Gdebi Debian e melhorias de ilustrações além de outras alterações.

O Linux Mint 20 é uma versão de suporte de longo prazo que será suportada até 2025. Ele vem com software atualizado e traz aprimoramentos e muitos novos recursos para tornar seu desktop ainda mais confortável de usar, diz o anúncio feito no blog da distribuição neste domingo.

Linux Mint 20 Beta anuncia lançamento do Warpinator

A ferramenta Warpinator é a sucessora do utilitário “Giver” do Linux Mint de uma década atrás. Ambas foram criadas, portanto, com a finalidade de permitir transferências fáceis de arquivos entre sistemas em uma LAN sem ter que se preocupar com configurações de cliente ou servidor e outros problemas para os usuários finais.

A estrela do show no Linux Mint 20 é um novo aplicativo chamado Warpinator. Há 10 anos, o Linux Mint 6 apresentava uma ferramenta chamada “Giver”, que podia compartilhar arquivos pela rede local. Sem nenhum servidor ou configuração, os computadores se veriam automaticamente e você poderia simplesmente arrastar e soltar arquivos de um para o outro. Quando o projeto Giver foi interrompido, ele teve que ser removido do Linux Mint e perdemos essa funcionalidade desde então.

O Warpinator é uma reimplementação do Giver. A configuração do servidor (FTP, NFS, Samba) é um exagero para transferências ocasionais de arquivos entre dois computadores, e é uma pena usar mídias externas (serviços de Internet, pen drives, discos rígidos externos) apenas para compartilhar arquivos quando houver uma rede local que possa ser executada. só isso. Com o Warpinator, o Linux Mint 20 traz de volta o compartilhamento fácil de arquivos na rede local.

Em seguida é mostrado o Warpinator em funcionamento no Linux Mint 20 Beta:


Ao clicar em um computador, você pode ver mais informações sobre ele e trocar arquivos com ele:

Não são necessários mais pen drives ou unidades externas apenas para enviar um arquivo. Detalhes adicionais podem ser facilmente encontrados na página “novidades”. Downloads e informações adicionais no blog Linux Mint. Além da versão Cinnamon 4.6, o Linux Mint 20 beta também está disponível com os ambientes do Xfce 4.14 e MATE 1.24.

Outros detalhes

Cinnamon 4.6

O desempenho do gerenciador de arquivos Nemo foi aprimorado. A nova versão tenta priorizar o conteúdo e a navegação e atrasar o máximo possível as miniaturas. Como resultado, o conteúdo dos diretórios aparece com ícones genéricos antes que as miniaturas sejam renderizadas, mas a melhoria no desempenho é bastante perceptível. Isso também tem um impacto positivo no desempenho, como ao mover vídeos para dispositivos externos. Nas Configurações de exibição, agora é possível definir a taxa de atualização.

Escalonamento fracionário no Cinnamon 4.6

O Cinnamon 4.6 também apresenta escala fracionada. Até agora, sua escala era 100% (modo normal) ou 200% (modo HiDPI) e era a mesma para todos os seus monitores. Com o Cinnamon 4.6, cada monitor pode ter uma escala diferente e pode ser definido com valores entre 100% e 200%.

No modo normal, a resolução que você define é a resolução que você vê. No HiDPI, com 200% de escala, a tela mostra o dobro da densidade de pixels, para que tudo pareça mais nítido. Porém, a resolução que você vê na tela é apenas metade da resolução do seu monitor. Muitos monitores HiDPI têm uma resolução que é realmente muito pequena quando o HiDPI é ativado.

Ao ser capaz de definir o dimensionamento para cada monitor de forma independente e permitir valores de dimensionamento não apenas de 100% e 200%, mas também de 125%, 150%, 175%, o Cinnamon 4.6 tenta obter maior densidade de pixels. Clicar com o botão do mouse no applet do teclado alterna os layouts de teclado. O protetor de tela Cinnamon suporta comandos personalizados, possibilitando o uso de armários de tela alternativos com o Cinnamon.

Melhorias no XApps

Xed recebeu a capacidade de unir linhas e remover linhas brancas à direita antes de salvar arquivos. O Xviewer recebeu botões da tela inteira e da barra de ferramentas do diaporama e lembra se sua janela foi maximizada. No Xreader, um botão de impressão foi adicionado à barra de ferramentas. Para garantir um melhor suporte aos aplicativos e indicadores modernos da Electron, o XappStatusIcon recebeu suporte da roda do mouse e suporte a SNI (StatusNotifier, libIndicator).

Outras melhorias

Gdebi, a ferramenta usada para abrir e instalar arquivos .deb, recebeu uma nova interface de usuário. A tela de login (Slick Greeter) suporta esticar fundos em vários monitores.

Melhorias no sistema

  • O menu de inicialização do Grub agora está sempre visível.
  • O Apturl mudou o back-end do Synaptic para o Aptdaemon.
  • As recomendações do APT são ativadas por padrão para pacotes recém-instalados (não para atualizações).
  • O Snapd está desativado por padrão e os pacotes do APT não têm permissão para instalá-lo.
  • As sessões live executadas no Virtualbox automaticamente aumentam sua resolução para um mínimo de 1024×768.
  • Esta versão é fornecida com o firmware Linux 1.187 e o kernel Linux 5.4.

Melhorias na arte do Linux Mint 20 Beta com Warpinator

O tema Mint-Y fornece uma boa variedade de cores. Um projeto da comunidade foi iniciado no Github para obter feedback e ajustar essas cores para encontrar o equilíbrio certo entre tons vibrantes coloridos e níveis de contraste que não tiram o foco do usuário do conteúdo exibido na tela.

Uma versão vibrante do Mint-Y-Aqua

Pastas amarelas também estão disponíveis.


Ao entrar na área de trabalho do Linux Mint 20 pela primeira vez, a tela de boas-vindas trará essas cores à sua atenção e perguntará qual você mais gosta:
Escolha sua cor favorita na tela de boas-vindas

Como se pode ver, as novidades desta versão beta do Linux Mint 20 vão muito além do Warpinator. Elas envolvem novos temas e formas de apresentação do próprio sistema como o novíssimo Cinnamon 4.6, além de mudanças visuais importantes de pastas e de uso de monitores.
Acesse a versão completa
Sair da versão mobile