A distribuição Linux Mint não para de apresentar novidades importantes em suas versões. Agora, o sistema Linux Mint apresenta uma nova e rápida ferramenta de transferência de arquivos para desktops Linux que compartilham a mesma rede.
No momento, para obter um arquivo de um PC para outro PC, os usuários podem pegar um pendrive; usar um serviço de sincronização em nuvem como o Dropbox; ou tentar enviar arquivos via Bluetooth (que raramente funcionam).
Porém, enviar arquivos pela rede local (geralmente) é uma maneira muito mais rápida de trocar arquivos de sua necessidade entre máquinas. Então, é justamente para este caso que a nova ferramenta do Linux Mint foi criada.
Novo aplicativo de transferência de arquivos do Linux
O novo aplicativo do Linux Mint é chamado (por enquanto) de “Warpinator“. É basicamente muito parecido com o aplicativo de transferência de arquivos GTK Teleport, apenas com uma dose extra um pouco mais de hortelã e oferecendo mais controle ao usuário.
Os desenvolvedores do sistema Mint dizem que o aplicativo é diretamente inspirado no similar Giver, a distribuição usada para o envio. Com os mesmos objetivos simples em mente, a nova ferramenta de envio de arquivos permite que os usuários compartilhem arquivos pela rede local sem a necessidade de nenhum servidor ou outra configuração.
Uma interface de usuário simples e direta guia os usuários pelas etapas necessárias para transferir arquivos sem fio do PC para o PC, sem intermediários de nuvem de terceiros, códigos de copiar e colar ou outros obstáculos.
Mais novidades
Um pequeno conjunto de recursos e configurações focados em erros está disponível neste aplicativo baseado em Python, incluindo:
- Aceitar e negar transferências de arquivos
- Conecte-se a vários computadores
- Histórico de transferência de arquivos
- Definir apelido do dispositivo
- Designar uma pasta de recebimento
- Especifique uma porta
Simples, conciso, útil o novo recuro deve ser bem útil ao que se propõe. Nesse caso, verifique o código-fonte no Github. É provável que o aplicativo venha pré-instalado em versões futuras do Linux Mint.
Nova paleta de cores
Outra novidade implementada é uma paleta de cores reformulada em um esforço para tornar as cores mais vibrantes sem afetar a legibilidade e o conforto.
Sebastien Bouchard revisou as variações de cores para o tema Mint-Y e apresentou um método e uma proposta para uma nova paleta. Ele trabalhou com tonalidade, leveza e saturação, em um esforço para tornar as cores mais vibrantes sem afetar a legibilidade e o conforto, diz o comunicado.
OMG Ubuntu